Marco de Canaveses: Museu Carmen Miranda reabriu com exposição “Antestreia” [C/AUDIO]

Museu_2022.08.07

O Museu Carmen Miranda, em Marco de Canaveses, reabriu na sexta-feira com uma exposição temporária intitulada “Antestreia”, dedicada à artista e com a curadoria de António Ponte, o atual Diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis.

A reabertura do Museu assinalou de forma simbólica o aniversário da morte de Carmen Miranda, que faleceu a 5 de agosto de 1955, nos Estados Unidos da América, mas pretende percorrer de uma forma breve aspetos da vida da marcoense, como por exemplo “o seu trajeto no cinema e na música”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

CristinaVieira_2022.08.07

A exposição segue uma linha cronológica da vida de Carmen Miranda e está dividida em quatro núcleos essenciais.

“Um primeiro núcleo que pretende mostrar a Maria do Carmo, não a Carmen Miranda, ou seja, quisemos que tivesse essa dimensão humana da mulher, desde o seu nascimento até à sua morte. O segundo núcleo ligado às ascensão desta estrela, primeiro no Brasil, que depois se expande pela América Latina, até chegar aos Estados Unidos. Uma terceira parte sobre o percurso de 13 anos ligado à atividade cinematográfica e um quarto núcleo ligado à projeção da Carmen Miranda como mulher da alta sociedade”, explicou António Ponte, curador da exposição “Antestreia”.

AntonioPonte_2022.08.07

O material exposto foi integralmente cedido por entidades externas. “As fotografias foram cedidas pela Fundação do Rio de Janeiro, que tutela o Museu Carmen Miranda, e que detém todo o acervo pessoal da artista. As joias são cedidas pela família Espírito Santo Quintela, de Lisboa, que depositou neste museu essa coleção. E a RTP cedeu-nos os direitos de apresentação de alguns vídeos que vão estar a passar na exposição”, revelou.

FotosMuseu_2022.08.07

O Museu Carmen Miranda reabriu portas com a exposição “Antestreia”, mas a inauguração oficial do renovado equipamento cultural do Marco de Canaveses deverá acontecer apenas no inicio do próximo ano. A presidente da autarquia aponta para “9 de fevereiro de 2023”, data que assinala o nascimento da artista.

Cristina Vieira pretende ter no Museu Carmen Miranda um pólo de atração de visitantes ao concelho. “Estamos muito bem localizados. Estamos no caminho do Douro, por isso, é muito fácil os turistas passarem no Marco de Canaveses e virem visitar este museu. E sabemos, sobretudo, que existe uma marca muito forte, que queremos capitalizar”, vincou.

O Museu Carmem Miranda junta dois antigos edifícios, museu e biblioteca. Integra ainda o posto interativo de turismo, a loja ‘Dolmen’ e um espaço dedicado ao artesanato marcoense.

Artesanato_2022.08.07

A requalificação e ampliação do Museu Carmen Miranda implicou um investimento do Município de 1,1 milhões de euros, co-financiado em 85% pelo Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A exposição e o novo museu podem ser visitados de terça a sexta-feira (das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00) e aos sábados e domingos (das 14:00 às 18:00).

 


Reportagem | Luís Miguel Nogueira