Marco de Canaveses: Município renova protocolo com Associação Florestal Entre Douro e Tâmega [C/AUDIO]

AFEDTamega_2020.04.29

O Município do Marco de Canaveses renovou o protocolo de colaboração com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT), que disponibiliza a atuação da sua equipa de Sapadores Florestais.

O protocolo, assinado entre as partes, define que os Sapadores exercem a sua atividade durante todo o ano e que os desempenhos de trabalho incidirão em áreas florestais públicas, comunitárias ou privadas, com o objetivo de fazer face às necessidades assinaladas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses defende que a parceria com a AFEDT “se assume como uma medida para a valorização da floresta do concelho, considerando que a dimensão dos incêndios florestais é elevada e que é preciso salvaguardar a segurança das pessoas e dos seus bens”.


A autarca acredita que “a ação da Associação Florestal é uma mais valia ao trabalho que o Município desenvolve no âmbito da Proteção Civil, que fica muito reforçado, sobretudo quando é necessário reativar os esforços de prevenção de incêndios florestais”.

Como contrapartida pelos serviços prestados, o Município do Marco de Canaveses vai transferir para a Associação Florestal cerca de 45.700 euros, ao longo do ano 2020.

O protocolo prevê a renovação automática para o ano de 2021, ficando salvaguarda a possibilidade de aumento do valor mediante o do salário mínimo nacional.


São incumbências da AFEDT, “assegurar ações de silvicultura reflorestação e arborização, a gestão de combustíveis, o acompanhamento de fogo controlado, apoio na realização de queimas e queimadas, a sensibilização do público para normas de conduta, a prevenção do uso do fogo e limpeza da floresta, vigilância, primeira intervenção em incêndios florestais e o apoio ao ataque ampliado e operações de rescaldo, de vigilância pós incêndio aprovado pela Comissão nacional de Proteção Civil”, enumera Cristina Vieira.