Marco de Canaveses: Município prepara instalação de estrutura de apoio a doentes respiratórios [C/AUDIO]

Patologiarespiratoria_2020.11.03

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega, vai instalar uma estrutura para atendimento a utentes com patologia respiratória, no dia 9 de novembro.

A estrutura, a instalar junto ao Centro de Saúde do Marco, estará preparada para dar resposta rápida no encaminhamento destes pacientes para serviços especializados.

“A situação tende a agravar-se ainda mais no concelho, tendo em conta as pessoas que têm sido identificadas como potenciais positivos, ou seja, com sintomas e devido ao número de testes que estão a ser realizados. Estamos a articular a instalação no próximo dia 9 de novembro, de uma área de apoio aos doentes com dificuldades respiratórias, junto ao Centro de Saúde do Marco. No fundo, é mais uma resposta igual àquela que se montou junto ao hospital da Santa Casa da Misericórdia, na primeira vaga da covid 19”, explica Cristina Vieira, presidente da Câmara de Marco de Canaveses.

É objetivo que “os doentes com problemas respiratórios sejam atendidos rapidamente e encaminhados para os serviços de saúde”, acrescenta.

No seguimento do trabalho de combate à pandemia no Marco de Canaveses, um dos 121 concelhos com risco elevado de contágio, a subcomissão municipal de proteção civil está a testar o plano de resposta à segunda-vaga da Covid-19.

“Nós vamos ter que ter as respostas que tínhamos articuladas na primeira vaga da Covid-19, desde logo aquelas respostas que já estavam definidas, ou seja, as 27 camas em Avessadas e outros equipamentos municipais com a colaboração dos presidentes de junta nas suas freguesias para dar resposta às famílias que necessitem”.

“Vamos reunir novamente na próxima quinta feira. Temos de estar preparados para dar resposta aos marcoenses, mas também estamos preocupados com o evoluir da situação”, conclui.

 


Cristina Vieira | Presidente da Câmara de Marco de Canaveses