Marco de Canaveses: III Fórum Ambiental da AARO vai debater o tema da Água [C/AUDIO]

ForumAmbiental_2024.06.05

O III Fórum Ambiental da Secção de Ambiente da Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO), no dia 8 de junho, no Auditório Municipal Professora Emília Monteiro, em Marco de Canaveses, vai abordar o tema da Água.

 

A presença de especialistas, autoridades e comunidade local visa contribuir para a discussão e consciencialização da gestão sustentável dos recursos hídricos.

Para o presidente da secção de ambiente da AARO, Rui Rodrigues, este é “um tema pertinente, pelo passado recente em que se verificou uma seca severa em alguns pontos do país”.

“Vamos abordar este assunto sobre duas perspetivas: uma mais focada na nossa rede hidrográfica, na proteção e reabilitação dos cursos de água e na defesa dos ecossistemas e da biodiversidade da nossa região, e outra acerca do trabalho feito e a desenvolver no município em termos da rede de abastecimento de água. Pretendemos também que sejam colocadas algumas questões relacionadas com as novas tecnologias utilizadas para captação e tratamento da água da rede pública do nosso município”, explicou.


Pedro Teiga, especialista em reabilitação de rios e ribeiras, consultor, projetista e investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Sandra Lima, diretora das Águas do Marco, são os convidados do fórum.

No decorrer da iniciativa, aberta à população em geral, serão trocadas impressões acerca da poupança e reaproveitamento da água.

No período da tarde está prevista uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Semealho, na freguesia de Sobretâmega, para proporcionar aos participantes uma visão prática das operações e tecnologias envolvidas no tratamento da água.