Marco de Canaveses: Estádio Municipal recebe concursos nacionais de manobras de bombeiros e cadetes [C/AUDIO]

ConursoManobras_BVMC_2024.06.14

O Estádio Municipal de Marco de Canaveses recebe este fim-de-semana a 42ª edição dos Concursos Nacionais de Manobras para Bombeiros e 41ª para Cadetes, uma iniciativa da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

 

Nas provas vão participar 26 equipas do continente e ilhas. Os concursos de manobras para bombeiros avaliam a eficácia e o tempo de reação dos operacionais.

“Antigamente os veículos não transportavam água e as motobombas que serviam para atacar o incêndio tinham de ser montadas pelos bombeiros. Nestes concursos, uma espécie de prova seca, todo o material tem de ser montado no mais curto espaço de tempo e sem penalizar”, explicou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses.


Para Sérgio Silva parece não haver dúvida de que estes exercícios capacitam os operacionais para o melhor desempenho da sua atividade.

“Os bombeiros do Marco que passam pelas manobras ficam com um desempenho muito maior para a atividade normal de bombeiro”, afirmou.


A aventura da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco nestas competições começou em 1986 com a equipa de cadetes, categoria que viria a ser extinta em 2006. A primeira ida ao estrangeiro ocorreu em 1987, e, desde então “foram muitas” as participações e representações a nível nacional e internacional”, descreveu o comandante.


O programa dos concursos nacionais abre no dia 15 de junho, pelas 9:00, com o início dos treinos. A cerimónia oficial de abertura está marcada para as 18:00.

No domingo, as provas iniciam às 9:00, e a cerimónia de encerramento dos Concursos Nacionais de Manobras com entrega de prémios às equipas vencedoras está agendada para as 14:00.