Marco de Canaveses: Covid-drive recebeu visita dos autarcas do Baixo Tâmega [C/AUDIO]

Autarcas_2020.04.23

Os presidentes dos Municípios que integram o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega visitaram, esta quinta-feira, o centro de rastreio para despistagem da Covid-19, que está instalado no Estádio Municipal do Marco de Canaveses.

Cristina Vieira (Marco), Paulo Pereira (Baião) e Garcez Trindade (Resende) marcaram presença, assim como Serafim Rodrigues, vice-presidente da Câmara de Cinfães. À visita faltaram José Luís Gaspar (presidente da Câmara de Amarante) e Joaquim Mota e Silva (de Celorico de Basto).

A visita foi ainda acompanhada pelos representantes das autoridades de Saúde locais e do laboratório Synlab, responsável pela realização dos testes.

O Covid-Drive de Marco de Canaveses está em funcionamento desde a passada terça-feira. Tem capacidade para a realização de 150 testes por dia e destina-se a cidadãos suspeitos de infeção encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde.

“Estamos naturalmente satisfeitos pela capacidade de resposta do Synlab, o laboratório que aqui se encontra instalado tem capacidade para efetuar 150 testes por dia, e tem correspondido a todas as expetativas dos 6 municípios”, afirmou Cristina Vieira.

A autarca marcoense lembrou que “são os médicos de família que prescrevem o teste à Covid-19, que é feito nas horas seguintes”.


Nesta fase inicial estão a ser feitos apenas 50 testes por dia. Vai aumentar para 100 no inicio da próxima semana, mas Paulo Pereira, presidente da Câmara de Baião, assegura que há efetivamente capacidade para atingir a centena e meia de testes.

“Temos a garantia que a capacidade de resposta é ajustada à nossa realidade. Temos ouvido que em alguns sítios dizem que têm uma grande capacidade de fazer testes, mas depois só conseguem fazer um número inferior ao que é necessário. Nós aqui temos a garantia de que a capacidade resposta será ajustada à demanda”, sublinha.


Para Garcez Trindade, autarca de Resende, o Covid-Drive de Marco de Canaveses vai beneficiar a população daquele concelho, quanto mais não seja pela proximidade.

“Eu tive que me deslocar a Viseu, que são 140 quilómetros, ida e volta. Vir de Resende aqui é muito mais perto, é metade do caminho”, lembra.


Serafim Rodrigues, vice-presidente da Câmara de Cinfães, sublinha a articulação entre todos os municípios do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega.

“Esta união e interligação municipal é fundamental. Estamos contentes com esta parceria”, frisou.


CovidDrive_2020.04.23

A realização dos testes no estádio carece de marcação prévia, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e o circuito de colheita demora “cerca de 10 a 15 minutos”, não tendo os utentes necessidade de sair do seu automóvel, explicou Laura Brum, do Laboratório Synlab.

Além dos testes no local, os técnicos do laboratório Synlab estão a dar “formação a equipas de enfermagem do Agrupamento de Centros de Saúde, que posteriormente vão assegurar a realização de testes a doentes de risco e respetivos cuidadores e a utentes institucionalizados em lares e instituições particulares de solidariedade social”, acrescenta.


O Covid-Drive de Marco de Canaveses funcionará de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Ao sábado e domingo funcionará da 14:00 às 18:00.