Marco de Canaveses: Congresso “Caminhos de Santiago e de Peregrinação” no Centro Cultural [C/AUDIO]

Tobgobriga_2021.05.13

A Associação dos Amigos de Tongóbriga em parceria com a Câmara Municipal de Marco de Canaveses vai realizar o congresso “Caminhos de Santiago e de Peregrinação”, no Centro Cultural Emergente, no dia 22 de maio.

A iniciativa surge em modo de homenagem a Mouro Pinto e tem como intuito ajudar a perceber o potencial dos caminhos de santiago na promoção turística e económica do território.

“O falecido engenheiro Mouro Pinto era um parceiro na dinâmica dos caminhos de santiago no concelho do Marco de Canaveses, e nada mais oportuno do que organizar um congresso sobre esta temática em sua homenagem”, diz o arqueólogo Luís Sousa.

Este congresso, que acontece no âmbito do Ano Santo Jacobeu, tem por objetivo “trazer um conjunto de investigadores a Marco de Canaveses para discutir o tema e o potencial dos caminhos de santiago e de peregrinação na promoção do território e das pessoas, e impulsionar a própria economia local”, acrescenta.

As comunicações vão decorrer ao longo de todo o dia 22 de maio

“A nossa perspetiva é iniciar logo pela manhã e durará até às 18:30. A participação obriga-nos a inscrição para controlar as entradas. Só irá ser ocupado metade do auditório”, nota.

Para Luís Sousa, o tema dos caminhos de santiago “é muito vasto que permite colocar à mesa variadíssimas questões”, perspetivando-se que no futuro o tema possa continuar a ser debatido.

 


Luís Sousa | Arqueólogo e membro da organização