Marco de Canaveses: Centro de testes Covid-19 instalado no Estádio Municipal [C/AUDIO]

CovidDrive1_2020.04.16

Começa a funcionar na próxima terça-feira, dia 21 de abril, um centro de rastreio para despistagem da Covid-19 no Estádio Municipal do Marco de Canaveses.

O equipamento vai ter capacidade para a realização “de 150 testes por dia e destina-se a cidadãos suspeitos de infeção encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde”, anunciou a presidente do Município marcoense, Cristina Vieira.

O “covid-drive” vai servir a população “dos seis concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega Marco, Baião, Amarante, Celorico de Basto, Cinfães e Resende”.

“O laboratório que vai fazer estes testes [Synlab] é um laboratório alemão e que não tem falta de testes. Tivemos a sorte de este laboratório, que vem para Marco de Canaveses, ter de facto a capacidade de fazer 150 testes por dia, ao contrário do que acontece nos outros concelhos”, garantiu a autarca.


Os relatórios dos testes realizados “são enviados diretamente para as autoridades de saúde e para os pacientes no prazo de três dias úteis, por telefone ou via correio eletrónico.


Além dos testes no local, os técnicos do laboratório Synlab “vão dar formação a quatro equipas de enfermagem do Agrupamento de Centros de Saúde”, que posteriormente “vão assegurar a realização de testes a doentes de risco e respetivos cuidadores e a utentes institucionalizados em instituições particulares de solidariedade social”.

“Esta equipa de enfermagem vai andar no terreno, todos os dias, a fazer testes nos lares”, sublinha Cristina Vieira.


Esta estrutura insere-se nas respostas implementadas na fase de mitigação da pandemia e funciona a par com a Área Dedicada para o COVID-19 (ADC), que está em funcionamento junto ao Hospital Santa Isabel, no Marco de Canaveses.

Essa estrutura de cariz médico foi criada com recursos logísticos disponibilizados pelas Câmaras Municipais de Marco de Canaveses e de Baião.

CovidDrive2_2020.04.16

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses sublinha que “esta é mais uma resposta de enorme importância, pois permite o rastreio a um grande número de pessoas de forma rápida e segura”.

“Além disso assegura-nos o reforço de testes aos utentes dos lares, que nos merecem especial preocupação e no Marco de Canaveses temos 252 em quatro instituições”, acrescenta.

O novo equipamento está a ser instalado com o apoio dos funcionários da Câmara do Marco de Canaveses, que garante também todo o apoio logístico necessário ao seu funcionamento, como cedência desde logo do Estádio Municipal, de uma tenda, computadores, frigoríficos, equipas de segurança, entre outros.

O centro de rastreio funcionará de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Ao sábado e domingo funcionará da 14:00 às 18:00.