Marco de Canaveses: Câmara e Juntas de Freguesia avaliam medidas de resposta à pandemia [C/AUDIO]

Pandemia2_2020.10.20

O agravamento da situação epidemiológica no Marco de Canaveses preocupa as autoridades locais que reuniram, na segunda-feira, para reavaliar as medidas a adotar.

Na reunião da Subcomissão de Acompanhamento da Pandemia SARS CoV2 da Comissão Municipal de Proteção Civil ficou acordada a colaboração do Município com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Tâmega na instalação, junto do Centro de Saúde do Marco, de uma unidade para o atendimento a doentes respiratórios, para diminuir o risco de contágio.

Ficou ainda expresso, quer por parte da autarquia, quer das juntas de freguesia, a disponibilidade para cedência de espaços para a instalação de serviços de saúde à população, designadamente em campanhas de vacinação.

O registo de 121 novos casos de covid-19 no concelho, no espaço de uma semana, “é motivo de grande preocupação e requer muita atenção e cautela por parte de todos”, sustenta a presidente da câmara do Marco de Canaveses, Cristina Vieira. “Estes meses de pandemia também permitiram que pudéssemos planear e agir. Não há motivos para que as coisas não funcionem ainda melhor”, sublinha.

Segunda a autarca, a comunicação entre os parceiros é um aspeto que “deve ser melhorado” e “é necessário que seja muito objetiva e fluente”.

Na reunião, também foi pedida à representante do ACeS do Baixo Tâmega “atenção especial para os doentes não Covid, que têm sentido limitações no atendimento nos Centros de Saúde e nas Unidades de Saúde Familiar (USF)”.

“Os recursos humanos na área da saúde são poucos para aquilo que são as necessidades no combate ao covid, mas é preciso não esquecer o funcionamento destas unidades para dar apoio à população do concelho”, conclui.

Pandemia_2020.10.20

Além de Cristina Vieira que presidiu à reunião, também participaram nos trabalhos os elementos que compõem a Subcomissão, designadamente o Coordenador Municipal de Proteção Civil, a Diretora Executiva e a Coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega, o Comandante dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, os comandantes dos postos da GNR de Alpendorada e do Marco, os coordenadores das delegações da Cruz Vermelha Portuguesa de Alpendorada e do Marco de Canaveses, o Coordenador do Serviço Local de Segurança Social do Marco de Canaveses o Chefe da Divisão de Assuntos Sociais e Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal, e os presidentes das juntas de freguesia.

 


Cristina Vieira | Presidente da Câmara de Marco de Canaveses