Marco de Canaveses: Bolsa de Voluntariado já conta com cerca de 70 inscritos [C/AUDIO & VIDEO]

BolsaVoluntariado_2020.04.08

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses (CMMC) criou uma Bolsa de Voluntariado para prestar auxilio nas mais variadas situações, durante o período da pandemia Covid-19.

O número de casos de infeção pelo novo coronavírus pode aumentar nos próximos dias no concelho de Marco de Canaveses. Apesar do apoio que está a ser prestado pelas juntas de freguesia, esse mesmo apoio poderá ter que ser reforçado a qualquer momento para fazer face a todas as necessidades.

Nesse sentido, o Município, em articulação com todas as juntas de freguesia, está a preparar uma Bolsa de Voluntários para prestar auxilio as instituições e as famílias marcoenses.

“Como nos estavam a chegar algumas ofertas de pessoas que estavam disponíveis para dar o seu contributo, assim como nos apercebemos que noutros municípios estavam a surgir algumas bolsas de voluntariado, decidimos também avançar com este projeto”, adianta a presidente da CMMC, Cristina Vieira.


A autarca revela que, até ao momento, já se inscreveram “cerca de 70 pessoas” que, caso seja necessário, prestarão serviço nas instituições, em apoio domiciliário, no serviço de refeições, entrega de medicação e de bens essenciais, entre outras tarefas.

“Esperemos que não seja necessário, é esse o meu desejo. Mas se for necessário estaremos preparados com estes voluntários que vão receber alguma formação e informação sobre as tarefas que podem vir a realizar”.

Cristina Vieira esclarece que assim que foi implementado o plano de contingência concelhio, “alguns colaboradores e funcionários da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia tiveram formação e foram sensibilizados para uma necessidade e a pensar nas instituições particulares de solidariedade social”.


Por isso, “o reforço conseguido com a Bolsa de Voluntariado só será necessário depois de esgotadas todas as outras pessoas, nomeadamente, os colaboradores do Município e das Juntas de Freguesia”.

As pessoas interessadas em voluntariar-se podem inscrever-se através do email: rede.social@cm-marco-canaveses.pt ou através do seguinte formulário: bit.ly/voluntariosmarco.