Marco de Canaveses: Aniversário da fundação do concelho assinalado com abertura do Jardim Municipal [C/AUDIO]

JardimMunicipal_2021.03.31

No dia em que se assinala os 169 anos da fundação do concelho de Marco de Canaveses, o Município procedeu hoje à abertura do requalificado Jardim Municipal e depositou uma coroa de flores junto ao busto do primeiro administrador, Adriano José de Carvalho e Melo.

O concelho de Marco de Canaveses foi criado em 31 de março de 1852, por decreto de D. Maria II. A data foi simbolicamente lembrada pelo executivo municipal. A presidente Cristina Vieira evidenciou a importância do acontecimento na vertente administrativa e no contexto histórico.

“Este é um dia de particular relevância para o concelho, em que assinalamos uma data muito importante e em que temos oportunidade de celebrar o Marco de Canaveses, a sua história, o seu ideário e simbolismo”, disse a autarca.

O requalificado Jardim Municipal foi simbolicamente aberto ao público neste dia 31 de março.

“Um espaço de centralidade e convívio urbano. Um local dedicado às famílias e onde pretende ensinar um pouco da historia deste jardim, através de um conjunto de placas informativas espalhadas pelo espaço”, acrescenta.

No seguimento deste acontecimento, foi anunciada a criação no novo Centro Cultural de um Centro da Memória.

“A nova valência tem como principal objetivo mostrar retalhos da história. Um projeto que arranca esta quarta-feira, com a exibição de um mini-documentário, com acontecimentos relacionados com a data celebrada”.

 


Cristina Vieira | Presidente da CMMC