Marco de Canaveses: Alpendorada prepara-se para os festejos do S. João [C/AUDIO]

Marchas_Alpendorada_2024.06.13

A Vila de Alpendorada vai estar em festa de 17 a 24 de junho. Os festejos do padroeiro S. João são motivo de atração para locais e forasteiros.

 

O programa é pautado por diversas iniciativas, como espetáculos musicais, folclore e DJ’S, mas o destaque maior vai para as tradicionais Marchas de S. João que, este ano, voltarão a desfilar pela avenida principal até ao Estádio Municipal de Alpendorada, na noite do dia 23 de junho.

As festividades têm o apoio da Junta de Alpendorada, Várzea, e Torrão. O presidente Domingos Dias realça a valorização das tradições e da cultura através desta manifestação popular que se tem revelado “um investimento” pela mobilização da população e dos diversos setores de atividade económica.

“Eu não me canso de repetir isto: as Marchas de Alpendorada são originais pelas suas roupas, coreografias, letras e músicas e pelo segredo que é mantido até ao dia do desfile. Por outro lado, este é um evento que mobiliza participantes desde os três aos oitenta anos, um sinal de que esta tradição está enraizada no nosso povo”, referiu.

Ainda segundo o autarca de freguesia, o valor gasto nas marchas e nas festas “é um investimento, porque mobiliza quase toda a população da freguesia, desde pronto-a-vestir, a restauração”.

“Eu atrevo-me a dizer que muito do investimento fica nesta terra”, vincou.


As cinco marchas que vão desfilar na edição deste ano mobilizam cerca de 800 pessoas de diferentes idades.

A Junta de Alpendorada Várzea e Torrão atribui um apoio financeiro substancial, contudo insuficiente para a organização das festas. Domingos Dias realça o contributo dado pelos empresários locais e outras entidades como a câmara municipal.

“Se assim não fosse nós não tinha-mos condições para umas festas desta envergadura. É claro que a fatia maior é do orçamento da junta e está devidamente calculado. Vamos fazer uma festas como o povo merece”, acrescenta.


Vozes do Tâmega, Banda Textura, Toka & Dança e Nuno Ribeiro são os artistas principais das festas, cujo programa estará concentrado na Alameda do Futebol Clube de Alpendorada.