Marco de Canaveses: AARO organiza ‘Arrastão Ecológico’ [C/AUDIO]
A Seção de Ambiente da Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO) organiza um ‘Arrastão Ecológico’, no dia 9 de outubro, para evitar que o lixo deixado nas bermas das ruas que ladeiam o Rio de Galinhas, um dia vá parar àquele curso de água.
Esta ação, realiza-se depois de falhada a limpeza do rio de Galinhas, uma ação que chegou a estar agendada para o dia 25 de setembro.
Para Rui Rodrigues, presidente da Secção de Ambiente da AARO, o principal objetivo é “recolher o lixo que se encontra na berma das estradas”.
“Por vezes, as Infraestruturas de Portugal fazem a limpeza das valetas mas não recolhem o lixo que lá se encontra depositado. Para evitar que esses resíduos vão parar ao leito do rio, nós decidimos realizar esta iniciativa, com base em voluntariado” salienta.
O arrastão ecológico também é uma forma de celebrar o Dia da Ação Comum pela Natureza.
“A AARO faz parte do grupo de associações que assinaram o manifesto ambiental ‘Carta de Famalicão’, em 2017, que tem como objetivo a consciencialização ambiental”, refere.
O Arrastão Ecológico vai incidir em algumas das principais artérias da cidade de Marco de Canaveses, e que dão acesso ao rio de Galinhas. A concentração é na Rotunda da Europa, às 8:30. A Câmara Municipal de Marco de Canaveses e a Junta de Freguesia do Marco apoiam esta iniciativa.