Lousada: Decorre a primeira fase da requalificação da EB 2,3 de Lousada Centro

EB23LousadaCentro_2020.04.14

As obras da primeira fase de requalificação da escola EB 2,3 de Lousada Centro estão a decorrer desde abril do ano passado, um investimento total cofinanciado que ascende a 1,2 milhões de euros.

A intervenção, segundo informação do município, consiste em obras de conservação em fachadas resolvendo os problemas de infiltrações, a reabilitação e modernização das instalações existentes, proporcionando melhores condições à comunidade escolar.

A remoção de todo o revestimento em fibrocimento com amianto das coberturas e instalados sistemas de aquecimento nas salas de aula foi também previsto nesta intervenção. O Pavilhão Desportivo vai ser intervencionado com substituição de iluminação e colocação de painéis solares.

Esta é uma das quatro obras agendadas para Lousada no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, que visa o reforço do financiamento para a requalificação e modernização de instalações educativas no norte do país, com o apoio financeiro da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Estes acordos de colaboração prevêem um reforço de investimento superior a 1 milhão e 411 mil euros para as intervenções na EB Lousada Centro (Cristelos), EBS Lousada Norte (Lustosa), EBS Lousada Oeste (Nevogilde) e EB Lousada Este (Caíde de Rei).

Ainda, segundo o município, acresce ao investimento previsto no âmbito do mapeamento inicial dos investimentos em infraestruturas de educação do Portugal 2020, no qual já havia sido previsto um investimento de 1 milhão e 225 mil euros, totalizando assim o montante de 2 milhões e 636 mil euros.