FUTSAL: FC Águias Santa Marta quebra invencibilidade de Chaves e reforça 2º lugar [C/AUDIO]

AguiasSantaMarta_2021.02.28

O FC Águias de Santa Marta infligiu a primeira derrota ao Desportivo de Chaves na fase de manutenção da 1ª divisão, em futsal feminino. A equipa do concelho de Penafiel bateu a formação flaviense, por 3-1, no encontro referente à 7ª e última jornada da primeira volta.

Numa primeira parte equilibrada, O FC Águias de Santa Marta colocou-se em vantagem em cima do intervalo, com um golo de Andreia Gonçalves. As transmontanas reagiram no inicio do segundo tempo e restabeleceram a igualdade por Nady Brito.

Contudo, as penafidelenses não acusaram o golpe e voltaram para a frente do marcador, com um golo Joana Barbosa. A guarda-redes Catarina Martins deu o “xeque-mate” no jogo, a 45 segundos do fim da partida, numa altura em que o Desportivo de Chaves, a jogar de 5×4, arriscava tudo para evitar o primeiro desaire nesta fase da competição.

O técnico Emanuel Moreira confessou satisfação pela terceira vitória consecutiva, naquela que foi a melhor exibição da época. “Sem dúvida que foi o jogo mais bem conseguido, em que, do principio ao fim, nos mantivemos sempre focados em jogar bem para vencer”, reconheceu.


O treinador do FC Águias de Santa Marta faz um balanço muito positivo da primeira metade da época, lamentando apenas “a exibição menos boa diante do Sporting” e o “péssimo jogo, em casa, diante do Golpilheira”.

O conjunto de Penafiel está no segundo lugar da pauta classificativa, com 15 pontos, sete de vantagem para a zona de despromoção. Emanuel Moreira admite que que o FC Águias de Santa Marta “está numa posição privilegiada” para assegurar a permanência no principal escalão do futsal feminino em Portugal.

O técnico deseja concretizar o objetivo da época “o quanto antes”, de preferência até à interrupção do campeonato, a 27 de março. Mas para tal, adverte que será necessário manter “o registo vitorioso” nas duas jornadas que se avizinham.


“Se vencermos os dois próximos jogos ficaremos com a manutenção praticamente garantida. Depois teremos os restantes jogos para desfrutar do que falta do campeonato e para equipa poder atingir níveis exibicionais que são mais condizentes com a qualidade do plantel”.

Na próxima jornada, o FC Águias de Santa Marta volta a jogar em casa, diante do Atlético Povoense. A partida está agendada para sábado, às 19:00, no Pavilhão de Novelas.