FUTEBOL: Um ano e 23 jogos depois, o Lousada voltou a ganhar [C/AUDIO]

Lousada_2020.12.06

O Lousada venceu, na quarta-feira, o Felgueiras B, por 4-1, no encontro a contar para a 11ª jornada da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP). Há um ano e há 23 jogos oficiais que os rubronegros não festejavam um triunfo.

Uma longa travessia no deserto que já tinha dado sinais de estar a terminar na ronda anterior, após o empate (1-1) na receção ao Freamunde.

O técnico do Lousada, Patrick Canto, admite que os quatro pontos amealhados nos últimos dois jogos são “um balão de confiança” para os próximos desafios que se avizinham.

“O Lousada tinha um histórico de meses e meses sem ganhar. Era um lastro que pesava muito sobre nós, sobre toda a direção e sobre muitos dos jogadores que transitaram da época anterior. Sentimo-nos um pouco aliviados e que somos capazes de fazer coisas boas: Estamos satisfeitos”, confessou.


O Lousada atravessa a melhor período em muitos meses, curiosamente numa fase em que a equipa enfrenta diversos constrangimentos devido à reformulação do calendário da Divisão de Elite, com jogos marcados para dias da semana e em horário noturno.

“O nosso complexo desportivo é camarário e tem obrigatoriamente de se reger pelas regras determinadas pelo Governo e pela Câmara Municipal. Não temos instalações próprias e não podemos treinar quando queremos. Ou seja, treinamos quando nos deixam. Isso causa-nos muitos transtornos, sendo que agora tem sido muito mais difícil treinar. Temo-lo conseguido com muito sacrifício dos jogadores”, diz Patrick Canto.


“Mas são dificuldades às quais nos temos de adaptar. É uma situação excecional, mas que nunca será desculpa para seja o que for. Estamos aqui para trabalhar com as condições que temos”, sublinhou.

Patrick Canto vai ter agora cerca de duas semanas para preparar o próximo jogo, em Marco de Canaveses, diante do Marco-09.

A partida agendada para 14 deste mês será, no entender do treinador lousadense, um duelo entre “dois clubes de referência, não só da região, como até de nível nacional”.


“Neste momento são dois contextos diferentes. O Marco tem uma excelente equipa, talhada para subir de divisão. Os nossos objetivos são mais humildes, para nós será um jogo extremamente difícil, mas o futebol são onze contra onze, quatro linhas e uma boal, e tudo pode acontecer”, concluiu.