FUTEBOL: Tó Jó assume comando técnico do GDR de Soalhães [C/AUDIO]

ToJo_2021.09.15

António Sousa, conhecido no mundo do futebol por Tó Jó, é o treinador escolhido para orientar o Grupo Desportivo e Recreativo de Soalhães na nova temporada, na 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP).

O jovem técnico, de apenas 30 anos, considera que tem pela frente “um desafio muito grande”, mas garante estar motivado pela oportunidade que lhe foi apresentada e totalmente “disponível para ajudar” o clube de Marco de Canaveses neste regresso às provas federadas, após sete anos de ausência.

“O Soalhães tem algumas limitações, como é normal que aconteça. Em termos de infraestruturas, estão agora a concluir o sintético. Nesta fase, estamos a treinar num espaço que a direção conseguiu arranjar, mas tudo isso nos fará crescer. Com toda a experiência que já tive, quero ajudar o clube a crescer, naquilo que eu puder, dentro e fora dos relvados, e a tornar-se numa grande referência regional”, afirma.


Tó Jó não traça objetivos classificativos para a nova época desportiva, adiantando que pretende, acima de tudo, “potenciar os atletas do plantel”, que chegaram provenientes do futebol amador.

“Vamos tentar ganhar o máximo possível de jogos, mas em termos classificativos não me foi imposta nenhuma obrigação. A minha obrigação é trabalhar, ajudar os jogadores a desenvolver-se e, depois, tentar recrutar o máximo de atletas com qualidade para ajudar o clube”, explica.


O novo técnico do Soalhães assegura que confia “plenamente” nos atletas que tem à disposição, mas não descarta a possibilidade de contratar “mais um outro jogador, que possa acrescentar mais alguma coisa ao plantel”.

“Infelizmente, não temos recursos financeiros para atrair muito jogadores, porque este é um projeto que, no fundo, foi criado do zero e para ser sustentável daqui a dois, três, quatro anos. Se houver oportunidade, e o jogador tiver interesse em nos ajudar, muito bem, senão, a minha obrigação como treinador é trabalhar e desenvolver ao máximo estes atletas para que possam ser opções válidas”, vinca.


Para além do Soalhães, a 2ª Divisão da AF Porto contará ainda com a participação de mais três clubes do concelho de Marco de Canaveses: Vila Boa de Quires, Paços de Gaiolo e Tuías. Tó Jó considera que este cenário tornará o campeonato “mais difícil”, mas também “muito mais aliciante”.

“Penso que será bom para o concelho ter estes dérbis. Será também uma forma de nós, após esta pandemia, dinamizarmos um pouco o futebol, que esteve, infelizmente, um pouco parado. Será bom porque poderemos mobilizar alguma gente e criar um pouco de dinâmica social aqui na região”.


Tó Jó terá em Soalhães a sua terceira experiência como timoneiro principal de uma equipa sénior, depois de ter comandado anteriormente o Caíde de Rei, que ascendeu da 1ª à Divisão de Honra, e o FC Lixa, na Divisão de Elite.

O Soalhães inicia a época no próximo domingo, às 15:00, frente ao São Vicente de Irivo. A partida será disputada no Parque Desportivo Dona Maria Carolina A. Vasconcelos, em Vila Boa de Quires, casa emprestada da formação soalhaense até estarem concluídos os trabalhos de colocação do relvado sintético no Campo Pedro de Vasconcelos.