FUTEBOL: Nuno Barbosa é o novo treinador do FC Alpendorada: “Enquadra-se no perfil do clube” [C/AUDIO]

NunoBarbosaFiltro_2024.07.08

Nuno Barbosa é o treinador escolhido para conduzir o FC Alpendorada no regresso ao Campeonato de Portugal (CdP), anunciou o emblema do concelho do Marco de Canaveses, esta segunda-feira, 8 de julho.

 

O técnico, de 43 anos, natural de Paços de Ferreira, sucede no cargo a Calica Moreira. Na época passada, assegurou a manutenção do SC Vila Real nos nacionais. Em 2022/2023, comandou o Vitória de Guimarães B, na Liga 3.

Américo Costa, presidente do FC Alpendorada, justifica a escolha em Nuno Barbosa “pela experiência” acumulada e por se enquadrar “no perfil” que era desejado pelo clube azul e branco.

“Optamos pelo Nuno Barbosa porque foi um treinador que não nos veio vender sonhos. É uma pessoa de muito trabalho e realista em relação àquilo que o clube pretende. É um treinador com um discurso que nos agradou e achámos que era o treinador que se enquadrava no perfil que pretendíamos e que era o indicado para nós ”, explicou.


Apesar de só agora ter sido anunciado, Nuno Barbosa já há algumas semanas que está, “juntamente com o departamento de futebol”, a trabalhar na construção do plantel para 2024/2025.

“Estamos a ter muito critério naquilo que estamos a contratar. Não contratamos ninguém sem ter o aval do treinador. E vamos fazer uma equipa um bocadinho à imagem do Nuno Barbosa. Renovou com aqueles que achava que era interessante para o clube e as contratações têm o seu cunho pessoal”, adiantou Américo Costa.


O presidente do FC Alpendorada reconhece que o grupo de trabalho vai receber cerca de “dez jogadores novos”.

“Já temos sete ou oito fechados e estamos a tentar mais três ou quatro reforços que ainda faltam, mas não estamos com pressa”, disse, acrescentando que o emblema alpendoradense está a construir uma equipa “para tentar fazer um campeonato sem grandes sobressaltos”.


“O nosso objetivo é a manutenção no Campeonato de Portugal, não podemos aspirar a mais do que isso”, revelou.

Entretanto, o FC Alpendorada publicou, nas redes sociais, uma mensagem de agradecimento a todos os jogadores que estão de saída do clube e que contribuíram para a subida de divisão.

A nota é acompanhada de uma foto, na qual se verifica que Russo, Huguinho, Pedro Coronas, Ricardo Silva (defesas), Edú, Dani Pacheco (médios), Prince Bonkat, Mário Correia, César Antunes e Tshabalala (avançados) não vão integrar o plantel em 2024/2025.

JogadoresSaída_2024.07.08

O FC Alpendorada vai disputar a Série B do Campeonato de Portugal e, pela primeira vez na sua história, vai cruzar-se com o Marco 09 em provas nacionais. Américo Costa vê com agrado este reencontro entre rivais, quanto mais não seja pelo “retorno financeiro” que proporcionará aos dois clubes.


O início da pré-temporada está agendado para o próximo sábado, 13 de julho, “com a realização dos exames médicos e com a apresentação do novo técnico aos jogadores”.

O arranque dos treinos está previsto para 15 de julho, sendo que a preparação irá decorrer no relvado sintético de Alpendorada, uma vez que o relvado natural no Estádio Municipal será alvo de uma intervenção.

“Estamos a tentar marcar o máximo de jogos de preparação fora de casa, em relvado. Sei que já há muita coisa marcada. Vamos estar impedidos de utilizar o nosso relvado durante um período largo. Vamos fazer a pré-época no nosso sintético”, adiantou.


O FC Alpendorada recebeu, a 2 de julho, o convite da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para participar na edição 2024/2025 do Campeonato de Portugal.

Regressa ao quarto escalão do futebol nacional um ano depois da última participação. Garantiu a vaga após ter conquistado, na época que findou, o segundo lugar da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AF Porto).