FUTEBOL: Marcoense Márcio Vieira atingiu 100ª internacionalização por Andorra [C/AUDIO]

MarcioVieiraTopo_2020.11.19

O marcoense Márcio Vieira cumpriu, na passada terça-feira, frente à Letónia, em jogo da Liga das Nações, a sua 100ª internacionalização pela seleção de Andorra.

O jogador, de 36 anos, confessa estar “muito contente e orgulhoso” pela marca alcançada, só superada por Ildefons Lima (126 jogos) e Óscar Sonejee (106).

“Nunca passei chegar aos 100 jogos. É um número muito difícil de chegar para jogadores internacionais, sobretudo em Andorra, uma seleção que nunca chega a fases finais. Temos sete, oito jogos por ano, quando muito, e é muito complicado atingir este registo”.

Márcio Vieira considera que a marca que agora atingiu a muito se deve à regularidade da sua carreira como jogador. “Tenho sido constante no meu trabalho, cuido-me e tenho tido sorte nas lesões”, refere.


Filho de emigrantes portugueses em Andorra, o médio voltou aos 12 anos para Portugal, onde jogou no FC Marco. Foi na altura em representava o clube encarnado que recebeu a primeira convocatória para a seleção andorrenha, para um confronto com a Holanda.

Contudo, “uma lesão no joelho” afastou-o da concentração e só viria a cumprir a primeira internacionalização “três meses mais tarde”, diante da Arménia, a 12 de outubro de 2005.

“Estava eu a entrar no Estádio de Marco de Canaveses quando o treinador Jorge Regadas veio falar comigo, dizer-me que estava convocado. Mas nesse treino lesionei-me e já não pude ir ao jogo com a Holanda. Tive que esperar três meses para me estrear contra a Arménia. E a partir daí começou esta viagem”, recorda.

MarcioVieira_2020.11.19

Apesar dos 36 anos de idade, o jogador marcoense pretende continuar a representar, no futuro, a seleção de Andorra, pelo menos “enquanto o corpo der”.

“Vou ter que avaliar dia a dia, como estou, se me sinto bem e se posso ajudar o grupo. O meu objetivo é ver cada ano como eu estou, se estou bem fisicamente e se posso estar com a seleção. Vou continuar enquanto o corpo der”, revela.


Márcio Vieira iniciou a sua carreira de futebolista aos 15 anos, nos juvenis do FC Marco. Na época 2001/2002, ainda júnior de primeiro ano, estreou-se pelos seniores, então na II Divisão B, e teve contrato até 2005/02006, época em que jogou pelos marcoenses na II Liga.

Ao serviço da equipa principal do clube encarnado soma 17 jogos oficiais, repartidos entre II Divisão B, II Liga e Taça de Portugal. Foi por duas vezes emprestado ao FC Alpendorada, por quem jogou nos distritais da Associação de Futebol do Porto (AFP).

A jogar em Espanha desde 2006, Márcio Vieira representou Elvissa (06/07) e Teruel (07/08), antes de se estabelecer no Atlético Monzón, clube por quem cumpre atualmente a 13ª temporada consecutiva.