FUTEBOL: Marcoense João Mendes regressa ao Vitória de Guimarães: “Volto a uma casa onde fui feliz” [C/AUDIO]

JoaoMendes_2024.06.15

O marcoense João Mendes é o mais recente reforço do Vitória de Guimarães. O lateral-esquerdo, de 24 anos, foi apresentado este sábado, 15 de junho, e regressa aos minhotos a custo zero, após terminar contrato com o FC Porto.

 

João Mendes, que assinou um contrato válido por quatro temporadas, ou seja, até junho de 2028, volta a uma casa que conhece bem e de onde tinha saído em 2021 para rumar ao FC Porto.

“É um sentimento de felicidade voltar a uma casa onde fui feliz e é isso o que espero: trazer felicidade aos adeptos. Voltar foi uma decisão fácil, porque parecia que tinha deixado algo por fazer. Tive sempre esse sentimento e, quando apareceu essa oportunidade, quis vir para aqui, porque, como disse, tenho algo para fazer aqui”, afirmou aos meios do clube.

O jogador marcoense confessa que regressa ao D. Afonso Henrique “mais maduro”, depois de “três épocas boas, mas também difíceis, no FC Porto”.

“Trago mais experiência na minha bagagem e sou um jogador mais completo do que era há três anos. Ainda tenho muitas coisas para melhorar, mas de certeza que trago soluções diferentes à equipa. A única coisa que posso garantir é o meu compromisso e esforço máximo em todos os treinos e em todos os jogos”, prometeu.


JoaoMendes2_2024.06.15

João Mendes representou a equipa vitoriana de juniores na temporada 2018/19, a extinta equipa sub-23, em 2019/20, e a equipa B, pela qual somou 31 jogos oficiais e dois golos na Liga 3, entre 2019/20 e 2020/21.

O defesa-esquerdo rumou ao FC Porto no verão de 2021. Na primeira época, estreou-se pela formação principal, na receção ao Rio Ave, para a Taça da Liga, e fez 24 jogos e duas assistências pela equipa B.

Em 2022/23 não jogou pelo conjunto de Sérgio Conceição, tendo somado três golos e três assistências em 24 partidas pela formação secundária azul e branca.

Esta temporada, teve mais oportunidades na equipa principal do FC Porto, tendo sido utilizado em nove jogos, o que considerou ter sido “uma época muito bem conseguida”, afirmou numa recente entrevista à Marcoense Fm.

O atleta natural de Marco de Canaveses representou o Académico de Amarante, o Tuías, o Marco e o Penafiel, antes de concluir a formação nos vitorianos.