FUTEBOL: Marco-09 preferia decisão da AFP à inglesa, sem subidas e descidas [C/AUDIO]

Marco09_2020.04.09

O presidente do Marco-09, Eduardo Felipe, compreende e aceita a decisão da Associação de Futebol do Porto (AFP) que cancelou todas as provas seniores de futebol e futsal, anulando as descidas de divisão, mas mantendo as subidas.

No entanto, o líder do clube encarnado considera que “o exemplo de Inglaterra teria sido o mais correto”.

Recorde-se que a Federação Inglesa de Futebol (FA) deu por terminada a época 2019/20 mantendo os quadros competitivos inalterados na próxima temporada, sem promoções ou despromoções de clubes.

“Acho que ao beneficiar e ao subir alguns clubes a AFP não tomou uma boa decisão, mas compreendo que qualquer decisão que se tomasse seria controversa. Agora, realmente não há condições para continuar. Quem pensar o contrário está completamente enganado”, diz.


Eduardo Felipe admite “tristeza e um sentimento amargo” pela suspensão definitiva dos campeonatos, numa época em que o Marco-09 fez a sua estreia na Divisão de Elite e num altura em que, a cinco jornadas do fim, continuava envolvido na luta pelos lugares de acesso ao play-off de subida.

“Estávamos a fazer uma época excelente. O nosso objetivo e o nosso orçamento não era para subir de divisão, era para fazer o melhor campeonato possível. Estávamos a superar as nossas expetativas e estava tudo em aberto. O sentimento que tínhamos é que o Marco podia fazer o ‘poker’ e alcançar a quarta subida consecutiva”, admite.

“Só que olhando pelo lado da razão, pensando mais com a cabeça do que com o coração, vimos que não há qualquer possibilidade de retomar os campeonatos. Mesmo a Liga profissional não vai conseguir voltar”, sublinha.


Eduardo Felipe recusa para já projetar a época 2020/2021 “porque ainda não certezas de como serão as provas no próximo ano”.

“Existe alguma especulação sobre reformulações e até sobre a criação de uma nova divisão e o Marco quer entender, antes de dar qualquer passo em frente, aquilo que será a próxima época”, explica. Além disso, “este é também ano de eleições no clube”.


No momento em que a Divisão de Elite foi suspensa devido à pandemia da Covid-19, o Marco-09 encontrava-se no 5º lugar da série 2 da Divisão de Elite AFP, a cinco pontos de distância de um lugar de play-off de acesso ao Campeonato de Portugal.