FUTEBOL: Marco-09 perde goleadores para o Campeonato de Portugal [C/AUDIO]

Edmilson_2021.01.29

Edmilson, Gildo e Jimmy Ekua não vão vestir mais a camisola do Marco-09, pelo menos esta temporada. Os três jogadores estão de saída do clube encarnado para representar emblemas do Campeonato de Portugal (CdP).

O Marco-09 cedeu Edmilson, por empréstimo, até final da época, ao Vilaverdense, 8º classificado da série A do CdP.

O ponta-de-lança brasileiro, de 23 anos, que chegou a Marco de Canaveses na temporada transata, era o melhor marcador da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP), com 12 golos apontados, em 12 jogos.

No ataque, os marcoenses também perdem Gildo, que ingressou no clube já com a época em andamento, proveniente do São Bernardo, do Brasil. Agora é emprestado ao Sporting de Espinho, equipa colocada em zona de descida na série D do CdP. Em nove partidas ao serviço do Marco, o jogador, de 24 anos, fez sete golos.

Para os ‘tigres da costa verde’ segue também Jimmy Ekua, mas a título definitivo. O médio guineense, de 21 anos, que foi contratado no inicio da temporada, era opção regular do treinador José Oliveira, tendo realizado 12 partidas com a camisola encarnada.

O Marco-09 perde três atletas que se revelaram fundamentais na carreira da equipa na Divisão de Elite, sobretudo, os artilheiros Edmilson e Gildo, que juntos apontaram mais de metade do total de golos da equipa no campeonato.

Eduardo Felipe, presidente do Marco, admite que “são perdas significativas”, mas justifica a decisão com a incerteza sobre retoma das provas da AF Porto e o assédio de clubes de maior dimensão, ao qual não foi possível resistir.


“São jogadores que vão fazer falta, que não são fáceis de substituir. Para o nosso clube é uma pena, mas tendo em conta as diversas propostas que estes atletas estavam a ter e a incerteza sobre a continuidade do nosso campeonato, após reunião com os jogadores, a direção chegou à conclusão que os devia deixar tomar outro rumo”, explicou.

“O Jimmy sai a título definitivo. O Edmilson e o Gildo são emprestados, numa parceria que fez com o Vilaverdense e o Espinho, mas com uma cláusula a salvaguardar os interesses do Marco numa eventual futura venda. Foi a melhor opção, mas é difícil perder jogadores com esta qualidade”, sublinhou.

Eduardo Felipe reconheceu que a “sangria” no plantel do Marco-09 pode não ficar por aqui. O presidente do clube encarnado confessa que até 4 de fevereiro, data em que fecha o mercado de transferências de inverno, “outros jogadores, que têm propostas em cima da mesa” também podem rumar a outras paragens.


“Neste momento de incerteza não podemos ‘cortar as pernas’ aos jogadores. Por isso, é possível que até à próxima segunda-feira possa haver mais uma ou outra saída. Há jogadores que tiveram algumas abordagens, mas ao nosso clube ainda não chegou nada. Se for uma proposta que seja boa para os atletas e para o clube, não vamos opor-nos”.

O Marco-09 é, atualmente, o quinto classificado da série 2 da Divisão de Elite AF Porto, com 25 pontos, a dois de distância da zona de promoção. Eduardo Felipe assume que ao subtrair Edmilson, Gildo e Jimmy ao plantel de José Oliveira “fica mais difícil” lutar pela subida de divisão.


No entanto, garantiu que caso o campeonato venha a ser retomado, o Marco-09 “vai reforçar-se para colmatar as saídas e para continuar a lutar pelo sonho de chegar aos nacionais”.