FUTEBOL: José Miranda certo que Felgueiras B subiria mesmo sem suspensão do campeonato [C/AUDIO]

JoseMiranda_2020.04.16

José Miranda está convencido que em condições normais o Felgueiras B acabaria sempre por subir de divisão.

A Associação de Futebol do Porto (AFP) cancelou todas as competições seniores de futebol, devido à pandemia da Covid-19, anulando as descidas de divisão, mas mantendo as promoções.

Assim, o Felgueiras B acabou promovido ao principal campeonato da associação portuense, já que na altura da suspensão definitiva, a sete jornadas do fim, liderava a série 2 da Divisão de Honra, com 47 pontos, quatro de vantagem sobre os mais diretos adversários, Gens e Aparecida.

O treinador da formação secundária azul grená acredita que mesmo que o campeonato tivesse seguido o seu percurso normal seria possível festejar a promoção à Divisão de Elite no final da época.

José Miranda considera que “já não era muito fácil tirar a equipa da liderança, porque estava muito moralizada e confiante”.

“Creio que se não tivesse acontecido este desfecho, que ninguém previa, conseguiríamos o nosso objetivo, sem dúvida”, sublinha.


O técnico lembra ainda que, no momento da suspensão, o conjunto felgueirense vinha de uma série de seis vitórias consecutivas e não perdia há 12 jogos, ou seja, desde o inicio de dezembro.

“Nós estávamos a desenvolver um trabalho muito positivo, já vínhamos há umas longas semanas sem qualquer derrota. Fomos mesmo ganhar a casa do Nun’Álvares, que era primeiro classificado na altura, e isso deu-nos um balão de oxigénio para a nossa caminhada. No inicio da temporada este não era um objetivo, mas as coisas foram-se proporcionando”, lembra.

FelgueirasBEquipa_2020.04.16

Quase todos os jogadores do plantel do Felgueiras B são formados no clube e treinavam com a equipa principal, que milita no Campeonato de Portugal, o que “foi muito importante” para a consecução dos bons resultados.

José Miranda destaca a gestão que foi feita para que “jogadores que, não sendo convocados para a equipa A, não se desmotivassem ao jogar na equipa B”.


“Esse foi um trabalho muito difícil e ingrato, porque o nosso papel era dar-lhes confiança e explicar que precisavam de rodar na equipa B. Mas tivemos um grupo de jogadores fantásticos, foram enormes e são de uma qualidade tremenda. Alguns souberam esperar e acabaram por jogar mais tarde na equipa A”, elogia.

O treinador, de 45 anos, confessa que seria “motivo de orgulho” manter-se ao leme do Felgueiras B, na próxima temporada, na Divisão de Elite. “Se a direção me convidar certamente que abraçarei este projeto com muito orgulho e satisfação. Vamos esperar”, assume.


Contudo, José Miranda reconhece que ainda antes da suspensão do campeonato, o plantel da próxima época “já estava a ser planeado”. “Antes de isto acontecer, já tínhamos sondado e já estávamos a chegar a acordo com alguns jogadores”, revela.

Em 2020/2021, o concelho de Felgueiras estará representado por três equipas no principal campeonato da AF Porto: Felgueiras B, Lixa e Barrosas.