FUTEBOL: Guarda-redes Luís Silva travou três penáltis no mesmo jogo [C/AUDIO]

LUISSILVA_2020.11.18

Não um, não dois, mas sim três penáltis. O guarda-redes do Sobrosa, Luís Silva, defendeu três grandes penalidades, no passado domingo, na vitória em Vila Boa do Bispo, por 1-0, no encontro da 6ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP).

Um momento insólito e raro no futebol, mas que possibilitou à equipa do concelho de Paredes amealhar o primeiro triunfo da temporada.

“Foi um pouco de mérito, de trabalho e também tive alguma felicidade. Acho que fiz uma boa leitura do momento do jogo e do adversário que ia bater a bola. Foram três jogadores diferentes a bater, mas, se calhar, esse até foi um aspeto que me facilitou”, confessa Luís Silva.

“O primeiro penálti foi mais difícil. A bola ia com força e colocada. Os outros, a bola ia colocada, mas não com tanta força, que acabei até por agarrar a bola. Sempre defendi algumas penalidades, mas isto nunca me tinha acontecido”, acrescenta.


O guarda-redes, de 42 anos, que já passou por diversos clubes na região, como Paredes, Aliança de Gandra ou Águias de Eiriz, confessa que o jogo do passado domingo terá sido o mais marcante da carreira.

“Foi uma das coisas mais bonitas que me aconteceu no futebol. Esta foi mesmo a cereja no topo do bolo. Sonhei durante anos ter um jogo destes”, admite.

“É um momento que acaba por me dizer que valeu a pena. Já merecia algo assim pela minha paixão e o meu sacrifício ao longo de todos estes anos todos”.


Luís Silva confidencia que os três penáltis que travou em Vila Boa do Bispo foram uma espécie “de sinal” para finalmente pendurar as luvas.

O guardião assume que, aos 42 anos, esta deverá ser a última época de uma carreira que começou em 1996/1997, ao serviço do Raimonda.

“Esta será certamente a minha última época, até porque os mais jovens também merecem as oportunidades e têm que jogar. Gosto muito de jogar futebol, mas tudo tem o seu momento. Sinto que fisicamente, para me encontrar bem, tenho de fazer esforços que no passado não era tão necessário. Um dia tinha que parar e este será, certamente, o último ano”, revela.


“Tenho de parar porque não é fácil gerir o tempo com o meu trabalho. Aceitei o convite do Sobrosa porque me permite treinar apenas duas vezes por semana. Já tinha lá estado no passado e ajudei-os na altura. Trataram-me bem e, por isso, regressei”.

Pela longevidade da carreira e pela idade, Luís Silva passou a ser conhecido como o “Buffon dos distritais”. Um epíteto que o guarda-redes não se importa em ostentar.

“O Buffon foi o guarda-redes, entre muitos, que eu mais admirei. Esse epíteto já não é de agora, por causa da nossa idade. Mas eu até sou um mês mais velho do que o guarda-redes italiano. Quem me conhece sabe da minha paixão pela forma de defender do Buffon e de o admirar, então essa comparação foi surgindo”.


Luís Silva é dono da baliza do Sobrosa, atual 10ª classificado da série 2 da 1ª Divisão AF Porto. A exibição no Campo do Eidinho, em Vila Boa do Bispo, será para mais tarde recordar.