FUTEBOL: Gonçalo Barbosa é novo treinador do Várzea do Douro: “É uma equipa humilde, cumpridora e trabalhadora” [C/AUDIO]

Gonçalo Barbosa_2022.10.30

Gonçalo Barbosa é o novo treinador do Várzea do Douro, penúltimo classificado da Série 3 da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP). O técnico, de 33 anos, ocupa a vaga deixada em aberto com a saída de Paulo Vieira.

Gonçalo Barbosa, que nos últimos meses exerceu as funções de adjunto de Rui Cunha no Sobrado, na Divisão de Elite, volta a assumir uma equipa como treinador principal, depois de ter comandado o Vila Boa Bispo no inicio da época passada.

O jovem técnico considera que assumiu o leme de uma equipa “muito humilde, cumpridora e trabalhadora” que tem como objetivo, na primeira fase do campeonato, ”amealhar o máximo de pontos” para posteriormente realizar “uma fase de manutenção tranquila”.


“Vamos tentar ser competitivos em cada fim de semana, lutar sempre pelos três pontos, tentar ir amealhando para que não tenhamos de correr tantos riscos e atingir o nosso objetivo, que é, sem dúvida, a manutenção. Temos poucos pontos, mas na segunda fase, dividindo os pontos, as equipas acabam por ficar muito próximas”, esclarece.

O Várzea do Douro está, atualmente, instalado na penúltima posição da Série 3 da Divisão de Honra AF Porto, com seis pontos, os mesmos do lanterna-vermelha Ataense. Para o campeonato está num ciclo de quatro derrotas consecutivas, mas Gonçalo Barbosa assegura que a equipa está emocionalmente forte, sobretudo depois do triunfo robusto (3-0) para a Taça distrital, no último domingo, na receção ao Estrelas de Fânzeres.

“Foi uma vitória que não deixa grandes dúvidas e mostra bem que a equipa pode ser competitiva. Acabou por ser um jogo diferente do campeonato, apanharam a mesma equipa em dois jogos consecutivos mostraram aquilo de que são capazes. Temos de passar outra confiança e fazer com que os jogadores acreditem em si mesmos, porque eles têm muita qualidade”, adiantou.


Gonçalo Barbosa admite que herdou um plantel “com muita qualidade”. Ainda assim, confessa que “terá de sofrer alguns ajustes”. “Pensamos que será necessário reforçar uma ou outra posição, mas primeiro temos de perceber bem os ajustes que são precisos, porque a entrar alguém terá de ser uma mais-valia”, sublinha.


A estreia de Gonçalo Barbosa ao leme do clube do concelho de Marco de Canaveses está agendada para o próximo domingo, na deslocação a Salvador do Monte, para defrontar o Salvadorense, “uma das melhores equipas desta série”, salienta o treinador.

“O Salvadorense em casa é fortíssimo, tem um plantel com vários jogadores de Divisão de Elite e é muito bem orientado. Temos de dar tudo em campo e vamos tentar sair de lá com os três pontos”.


Para além de Gonçalo Barbosa, a nova equipa técnica do Várzea do Douro é ainda constituída pelos adjuntos Pedro Almeida e Ivo Damas.