FUTEBOL: Carlos Santos acerta renovação com Águias de Eiriz [C/AUDIO]

EquipatecnicaEiriz_2020.05.05

Carlos Santos vai permanecer ao comando técnico do Águias de Eiriz na nova temporada. O técnico, de 54 anos, vai para a quarta época ao serviço do emblema do concelho de Paços de Ferreira.

Carlos Santos assegura que a renovação de contrato com o Águias de Eiriz “foi fácil” de alcançar. O acordo com a direção do clube pacense surgiu de forma “tranquila” e após “uma hora de conversa”.

O treinador admite que foi sondado por outros clubes, mas decidiu “não trocar o certo pelo incerto”.

“Houve alguns contactos, nada de concreto, mas também senti que tinha obrigação de ficar, por tudo o que o clube fez, e até pela segurança e estabilidade que dá. É gente boa, honesta e humilde e, portanto, nem hesitei”, assegura.


Carlos Santos revela que já começou a planificar a próxima época. Espera poder manter “95% do plantel”, assim como fazer “alguns reajustes”, sendo certo que já estão identificados “os jogadores pretendidos” para reforçar o grupo de trabalho.

“Essa é a nossa ideia e é aquilo que pretendemos. Falta os jogadores aceitarem o projeto que vai ser colocado e o que lhes será apresentado a nível financeiro pela direção”, adianta.


O técnico do emblema do concelho de Paços de Ferreira procura fazer uma jogada de antecipação e fechar o plantel “o mais rapidamente possível”.

“Queremos estar descansados para não passarmos por sobressaltos, porque sabemos que a procura vai ser muito grande quando isto começar a abrir. Temos de estar preparados para prendermos aqueles que são imprescindíveis e para reforçar alguns sectores que necessitamos”, sustenta.


Em 2020/2021, o Águias de Eiriz vai disputar a Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP), mas Carlos Santos admite a possibilidade de o clube ser indicado para a “Divisão de Elite”, se houver a alteração dos quadros competitivos.

“O que o nosso clube nos disse é que a associação está a pensar em criar uma Super Elite. Se isso acontecer, perante a nossa classificação, iremos disputar a Elite. Mas é tudo ainda uma incógnita”.


“Se ficarmos na Honra queremos fazer uma equipa com o objetivo de andar nos lugares cimeiros. Se for para a Elite, queremos uma equipa competitiva e que nos garante um campeonato tranquilo”, revela.

À data da suspensão definitiva dos campeonatos, devido à pandemia da Covid-19, o Águias de Eiriz ocupava o quinto lugar da série 2 da Divisão de Honra AFP, com 39 pontos, a quatro de distância da zona de promoção. Ficaram por disputar sete jornadas.

Carlos Santos está convencido que, se a prova seguisse o seu percurso normal, o conjunto pacense iria alcançar a subida de divisão, até porque a “equipa estava confiante” e de entre todos os candidatos era quem dispunha “de um calendário mais favorável”.


“Ficamos com um amargo de boca, mas são situações que não podemos controlar e temos de aceitar a decisão da associação. Mas também temos culpa própria, porque podíamos e devíamos ter feito mais”, reconhece.

Carlos Santos, que chegou ao comando técnico do Águias de Eiriz a meio da época 2017/2018, terá como adjunto Romeu Coelho e António Sousa.