FUTEBOL: AR Tuías participa pela primeira vez nas competições seniores da AF Porto [C/AUDIO]

Tuias2_2021.07.20

A Associação Recreativa de Tuías vai estrear-se, esta temporada, nas competições seniores da Associação de Futebol do Porto (AFP).

O clube de Marco de Canaveses inscreveu-se na segunda divisão distrital, depois de ter participado, na época passada, no escalão de sub-23, que, segundo o presidente Hélder Silva serviu “de rampa de lançamento para a constituição de uma equipa sénior”.

“Queremos dar sequência àquilo que foi feito nos sub-23, dar continuidade às nossas camadas jovens e proporcionar aos atletas um nível competitivo superior”, explicou, garantindo que este novo projeto não irá alterar a aposta do clube nos escalões de formação.


“A formação irá ser tratada de forma igual. Os seniores é um projeto, a formação será outro, com patrocinadores diferentes. O Tuías irá ser sempre um clube de formação, mas que agora terá uma equipa sénior. Nunca iremos abandonar os nossos atletas da formação”, sublinhou.

A equipa sénior será comandada por José Sousa, o mesmo treinador que na temporada anterior liderou os sub-23. O plantel será constituído, maioritariamente, por jogadores “que já passaram pela formação do Tuías”.


“Temos uma premissa que é: os jogadores da equipa sénior têm que ter um passado na formação do Tuías e têm de conhecer o que é o clube. Não interessa o tempo que cá passaram, mas têm que ter essa formação. Poderemos abrir uma ou outra exceção, mas o que queremos é dar continuidade à nossa formação”, vincou.

“A equipa técnica dos sub-23 transita para a equipa sénior, com uma larga parte dos atletas. Ou seja, mantêm-se as mesas pessoas que estiveram no projeto dos sub-23, que foi uma experiência enriquecedora”, acrescentou.

Em temporada de estreia, Hélder Silva adverte que a AR Tuías não pode almejar a mais do que tentar realizar “o melhor campeonato possível”.


“Como é o nosso primeiro ano, será um ano de aprendizagem. É um campeonato extremamente competitivo com várias equipas do concelho e da região. O nosso projeto é ir jogo a jogo e ir para dentro do campo com a intenção de fazer o melhor”, esclareceu.