FUTEBOL: AF Porto revoluciona quadros competitivos para nova época

Futebol_2020.03.16

A direção da Associação de Futebol do Porto (AFP) “deliberou, por unanimidade, estabilizar e classificar os clubes para a época 2019/2020”. Em comunicado, anunciou várias subidas e confirmou a ausência de descidas de divisão. O alargamento da Divisão de Elite de 32 para 36 clubes é a nota de maior destaque.

A AF Porto optou pelo método que privilegia “o mérito desportivo”, fixado pela UEFA e adotado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na questão das subidas ao Campeonato de Portugal. Assim, o Salgueiros, que era a equipa com mais pontos (57) nas duas séries da Divisão de Elite garante a vaga nos nacionais.

No caso de existir alguma desistência – o que deve acontecer – a FPF vai recorrer ao “ranking” das associações para indicar o substituto. Uma vez que a AFP ocupa a primeira opção da lista, o Tirsense pode beneficiar desse estatuto para seguir o mesmo caminho que o Salgueiros.

Este cenário, juntando ao alargamento da Divisão de Elite para 36 clubes e a ausência de descidas, permitirá a promoção dos três primeiros classificados de cada série de todos os escalões. Será uma autêntica revolução nos quadros competitivos da associação portuense.

À Divisão de Elite (36 clubes, 18 em cada série) serão promovidos, provenientes da Divisão de Honra, Candal, Pedrouços, Perosinho (série 1) e Felgueiras B, Gens e Aparecida (série 2).

À Divisão de Honra, que contará com a presença de 32 clubes (16 em cada série), sobem Valonguense, Leverense e Crestuma (série 1) e Ferreira, Roriz e Citânia de Sanfins, os três primeiros classificados da série 2.

Na série 2 da 1ª Divisão, uma vez que nem todas as equipas disputaram a 22ª jornada, a AF Porto decidiu, “por razões de equidade e excecionalidade”, contabilizar apenas até à 21ª ronda. Esta decisão atirou o Varziela para fora dos lugares de promoção.

O clube de Felgueiras assumiu a liderança da prova na jornada 22, depois de ultrapassar Citânia de Sanfins, Roriz e Ferreira, que já não puderem jogar devido ao surto da Covid-19, mas na ronda anterior, o Varziela ocupava o quarto posto, pelo que fica fora dos lugares de acesso à Divisão de Honra.

À 1ª Divisão, que também será disputada por 32 clubes (16 em cada série), ascendem, oriundos da 2ª Divisão, Mocidade Sangemil, Pedras Rubras e Tirsense B (série 1) e Nespereira, Águias de Figueiras e São Vicente Pinheiro (série2).

A 2ª Divisão não tem ainda um número estipulado de participantes. Será disputada pelos clubes que se inscreverem voluntariamente.

Perante este cenário, já é possível definir em que campeonatos vão participar as equipas da região do Tâmega e Sousa na próxima época.

Divisão de Elite (série 2): Alpendorada e Marco (Marco de Canaveses), Vila Meã e Vila Caiz (Amarante), Barrosas, Lixa e Felgueiras B (Felgueiras), Rebordosa, Aliança Gandra e Aliados de Lordelo (Paredes), Freamunde (Paços de Ferreira), Lousada e Aparecida (Lousada).

Divisão de Honra (série 2): São Lourenço do Douro (Marco de Canaveses), Nun’Álvares (Paredes), Águias Eiriz, Ferreira e Citânia Sanfins (Paços de Ferreira), Salvadorense (Amarante), Lagares (Felgueiras), Rio Moinhos (Penafiel), Lousada B e Caíde de Rei (Lousada).

1ª Divisão (série 2): Livração e Vila Boa do Bispo (Marco de Canaveses), Varziela, Torrados, Lixa B e Várzea (Felgueiras), Penamaior, Raimonda e Lamoso (Paços de Ferreira), Aveleda, Macieira, Nespereira e Águias de Figueiras e Lustosa (Lousada), São Vicente Pinheiro (Penafiel) e Sobrosa (Paredes).

O campeonato da 2ª Divisão está dependente das equipas que se venham a inscrever na prova.