Felgueiras: Projeto “Lixa Walking Trails” para ligar duas freguesias [C/AUDIO]

WalkingTrails_Lixa_2021.05.03

O projeto “Lixa Walking Trails” deverá ligar a União de Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos à União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, no concelho de Felgueiras.

Trata-se da criação de uma rota, com uma extensão aproximada de 5 Km, entre o Parque de Lazer de Macieira da Lixa e o Parque de Merendas de Borba de Godim.

“Este é um projeto importante para a reabilitação, preservação e divulgação do espólio cultural, histórico, paisagístico e ambiental de ambas as freguesias, e um complemento às diversas infraestruturas e equipamentos existentes”, diz Marco Silva, presidente da União de Freguesias de Macieira da Lixa e Borba do Godim.

O Lixa Walking Trails deverá desenvolver-se na margem do rio Borbela e com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Um dos objetivos deste projeto, é uma candidatura conjunta de ambas as freguesias a fundos europeus, com o apoio do Município de Felgueiras.

“Estamos na fase de recolher os pareceres que são vinculativos, designadamente com a Agência Portuguesa do Ambiente, e contamos entre finais de setembro e o início de outubro ter o projeto pronto a assumir as candidaturas”.

“Queremos que seja uma mais valia e que traga muita gente às nossas freguesias”, conclui.

 


Marco Silva | Presidente da União de Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos