Diocese do Porto suspende atividades presenciais nos horários de recolher obrigatório [C/AUDIO]

IgrejaSantaMariax_2020.11.10

A Diocese do Porto determinou a suspensão da atividade presencial enquanto vigorar o estado de emergência, nos horários abrangidos pelo recolher obrigatório.

Em causa está o Decreto 8/2020, de 8 de novembro, que estabelece limites à circulação dos cidadãos por motivos da pandemia, no período compreendido entre as 23:00 e as 05:00, bem como aos sábados e aos domingos no período compreendido entre as 13:00 h e as 05:00 h”.

Embora a norma não afete a liberdade religiosa, a Diocese do Porto entendeu “contribuir para minimizar um problema que a todos aflige e está longe de ficar controlado”, lê-se na nota informação publicada nos canais oficiais.

A orientação enviada aos párocos determina “a suspensão de toda a atividade presencial de Missas, devoções populares, funerais e catequese”.

No caso das Missas vespertinas, “a título excecional”, podem ser antecipadas para a manhã de sábado. A catequese prevista para para os horários de proibição de circulação, deve desenvolver-se, com a normalidade possível, por meios digitais.

“Nas minhas paróquias onde tinha Missa à tarde, irei celebrar às 9:00 da manhã em Tabuado, e ás 10:30 em Paredes de Viadores. Irei fazer essas alterações para que as pessoas possam estar a não incorrer em irregularidades, diz o padre Hermínio Pinto, vigário do Marco de Canaveses.

Em relação a catequese, “nós já tínhamos colocado horários para que as crianças não estivesses juntas, mesmo assim, algumas têm ao sábado à tarde. As catequistas estão a remarcar novos horários nesses dois sábados, seguindo as diretrizes da nossa Diocesse”, acrescenta.

O Estado não pôs entraves ao culto, “o nosso Bispo é que entendeu associar-se a estas diretrizes do estado de emergência e, portanto, enviou-nos um comunicado a dizer que não deverem celebrar no sábado à tarde e passar excecionalmente para o período da manhã”, conclui.

Nas paróquias de Soalhães e Fornos as missas vespertinas não se irão realizar.

 


Hermínio Pinto | Vigário de Marco de Canaveses