DESPORTO: Tâmega e Sousa recebe a IV edição do Rios Ibéricos [C/AUDIO]

Duatlo_01_2021.07.13

A Região do Tâmega e Sousa acolhe nos dias 24 e 25 de julho a IV edição do Rios Ibéricos, um programa desportivo com várias provas de duatlo e triatlo.

As marinas de Entre-os-Rios, Sardoura e Torrão, na confluência dos Rios Douro e Tâmega recebem este evento, que contará com a presença dos melhores triatletas nacionais e dos atletas amadores que queiram experimentar e competir.

“Vamos receber os melhores atletas a nível nacional, no sábado, com o campeonato nacional de triatlo de clubes de contrarrelógio, em que será disputado o campeonato nacional da modalidade. O campeão nacional ficará definido aqui”, diz André Maria do Gabinete do Gabinete Comunicação do Centro Sol Nascente, a entidade promotora da iniciativa.

Integrado no Rios Ibéricos irá decorrer o Duatlo Jovem, para as crianças nascidas entre 2006 e 2015, que será para grande parte dos pequenos atletas o primeiro contacto com o Duatlo, que consiste numa prova com os segmentos de corrida e ciclismo.

“Temos aqui todas as condições para um grande evento desportivo”, acrescenta.


A organização é dos Gabinetes de Desporto, Social, Turismo, Cultura e Juventude do Centro Sol Nascente de Castelo de Paiva, em parceria com associações, juntas de freguesia e câmaras municipais de Castelo de Paiva Cinfães, Marco de Canaveses e Penafiel, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

RI02_2021.07.13

“Somos uma associação de Castelo de Paiva que tem esta visão congregadora de atrair os concelhos envolventes para este evento. Há muitas entidades envolvidas e muito voluntariado. Estamos todos a apostar muito forte para que a região do Tâmega e Sousa Promova uma grande jornada desportiva”, salienta.


Atendendo ao prestígio da prova, o Centro Sol Nascente quer manter a organização das próximas edições.

“Estamos num patamar altíssimo e sem dúvida que isto é para manter nos próximos anos, porque já somos uma referência para a modalidade”, vinca.


Todas as informações técnicas e inscrições estão disponíveis nas redes sociais do Rios Ibéricos e através dos contactos oficiais da delegação Norte e delegação Nacional da Federação Portuguesa de Triatlo.