DESPORTO: AF Porto reúne na terça-feira com clubes da Elite para decidir retoma da competição

AFPORTO_2021.03.22

A Associação de Futebol do Porto (AFP) vai reunir, na terça-feira, por videoconferência, com todos os clubes da Divisão de Elite de futebol e futsal. A retoma das competições é o assunto que será colocado em cima da mesa.

Até ao momento, a associação portuense ainda não esclareceu em que moldes se fará o regresso dos vários campeonatos, paralisados desde o passado dia 10 de janeiro.

De acordo com o plano de desconfinamento divulgado pelo Governo, as modalidades desportivas de médio risco, nas quais está incluído o futebol, só estão autorizadas a partir de 19 de Abril.

Nessa altura, terão passado mais de três meses desde o inicio da paragem, o que obrigará à realização de uma espécie de pré-época. Neste contexto, será necessário um período de duas a três semanas de treinos, antes de avançar com a retoma das competições.

A confirmar-se esta ideia, os jogos deverão ser marcados apenas a partir do fim-de-semana de 8 e 9 de maio. Contudo, não será possível encaixar até final do mês de junho todas as 20 jornadas que, por exemplo, estão em falta na Divisão de Elite de futebol.

Ou seja, perante este cenário, é muito provável que a AF Porto decida realizar apenas os três jogos que restam para concluir a primeira volta e, dessa forma, poder homologar a classificação, e consequentemente definir subidas e descidas, tal como está previsto em regulamento.

Entretanto, nos bastidores está a circular uma calendarização para a retomas das diversas provas, sendo que inicialmente se jogarão as partidas ainda em atraso e só posteriormente arrancarão os jogos que restam para fechar a primeira volta. O calendário que – sublinhe-se – não é oficial, seria o seguinte:

Partidas em atraso
DIVI.ELITE – 9 e 16 de maio
DIVI.HONRA – 9, 16, 23 e 30 de maio
1ª DIVI. – 9 e 16 de maio
2ª DIVI. – 9, 16, 23 e 30 de maio

Restantes jornadas
DIVI.ELITE – 23 e 30 de maio e 6 de junho
DIVI.HONRA – 6 e 13 de junho
1ª DIVI.- 23 e 30 de maio e 6 e 13 de junho
2ª DIVI. – 6, 13 e 20 de junho

No entanto, para já está agendada apenas uma reunião com todos os clubes da Divisão de Elite, o que coloca um ponto de interrogação sobre o que sucederá com as outras provas, nomeadamente Divisão de Honra, 1ª e 2ª divisões.

O encontro por videoconferência com os clubes de futebol está marcado para esta terça-feira, às 20:00, e com os de futsal, às 21:30.