Castelo de Paiva: Aprovados apoios para IPSS do concelho [C/AUDIO]

APOIOIPSS_CP_2020.04.15

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai reforçar o apoio financeiro às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho com a valência de lar e apoio domiciliário.

A medida foi aprovada na última reunião de câmara e resulta do reposicionamento de verbas, que no plano de atividades do município, estavam afetas a áreas de âmbito cultural, recreativo e desportivo.

O apoio do município visa reconhecer o trabalho desenvolvido pelas IPSS no âmbito da pandemia da Covid-19 e injetar liquidez nas instituições que começam acusar dificuldades financeiras.

“Com base num valor mensal que definimos de 5 mil euros foi feita uma afetação desta verba em função das respostas ativas, em função do número de utentes e do número de funcionários destas instituições”, diz o vereador José Carvalho.

Além do apoio financeiro, as instituições e os bombeiros, também vão receber equipamento de proteção individual.

“Já estamos a operacionalizar a entrega de EPIs com base numa reserva que o município está a constituir em função da disponibilidade do mercado. São fatos de proteção, máscaras e viseiras”, acrescenta.

Outra das preocupações prende-se com os idosos dos lares. O vereador garante que a autarquia em articulação com um laboratório e as autoridades de saúde “está a operacionalizar a realização de testes de despiste aos utentes dos lares e colaboradores”.

 


José Carvalho | Vereador dos Assuntos Sociais CMCP