Baião: Utentes de Centros de Relação Comunitária viajam até França [C/AUDIO]

Cormeilles_2022.11.02

Os utentes dos Centros de Relação Comunitária de Viariz e Tresouras vão viajar até cidade francesa de Cormeilles-en-Parisis, entre os dias 3 e 5 de novembro. A visita acontece no âmbito da geminação com Baião, um processo encetado em 2018.

A deslocação de três dias à localidade francesa resulta da vontade manifestada pelos utentes e inclui visitas à Feira de Belas Artes, aos jardins e Palácio de Versalhes e ao Forte de Cormeilles.

“Este ano, o plano de atividades destes centros de relação comunitária previa um batismo de voo. Houve aqui um esforço do nosso gabinete de apoio ao emigrante e dos municípios de Baião e Cormeilles para proporcionar o contacto com outras realidades, a troca de experiências e de saberes”, refere o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca.

No seguimento da geminação, “recebemos, este ano, um grupo de jovens de Cormeilles-en-Parisis que vivenciaram a nossa realidade. Agora, a retribuir, optamos por este grupo de seniores, porque nos últimos dois anos foram aqueles que mais isolados estiveram e sentiram os efeitos da pandemia da Covid-19”, acrescenta.


A visita será acompanhada por autarcas, o responsável pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante, e técnicos das instituições envolvidas.