Baião: Mau estado fitosanitário impõe substituição de árvores de grande porte [C/AUDIO]

Arvores_2021.02.10

O Município de Baião vai proceder à substituição de árvores de grande porte no Jardim de S. Bartolomeu, na Rua de Camões e na plataforma superior da Praça D. Manuel de Castro.

Em causa está a fraca estabilidade e a má condição sanitária detetada após vistoria técnica para apurar as condições de estabilidade e segurança em alguns espécimes.

“Foi realizado um estudo técnico em vários pontos do concelho para analisar as condições de segurança das árvores para os utentes do espaço público. Chegamos à conclusão que em algumas áreas se encontravam árvores em mau estado fitosanitário e com problemas de segurança para as pessoas”, diz José Manuel Ribeiro, Coordenador da Proteção Civil Municipal de Baião.

Baiao_2021.02.10

De acordo com o responsável técnico, “as árvores vão ser substituídas por outras de porte menor, Magnólias de Folha Persistente, Camélias, Cerejeiras de Flor e Tílias, para que se possam adequar melhor ao espaço e não ser necessário praticar podas tão drásticas”.

Na praça D. Manuel de Castro, a substituição das árvores irá ocorrer a par com obras de requalificação de passeios e de substituição do piso.

No Jardim de S. Bartolomeu será feita uma intervenção mais profunda de qualificação do espaço para o tornar mais acessível e atrativo. O “caramanchão” existente no jardim permanecerá na sua forma atual.

 


José Manuel Ribeiro | Coordenador da Proteção Civil Municipal de Baião