Baião: Inaugurada requalificação da Avenida Gregório da Fonseca em Santa Leocádia

AvenidaGre (2)

A obra de requalificação da Avenida Gregório da Fonseca, em Santa Leocádia, vai ser inaugurada pelo presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, e o presidente da União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata, Luís Pereira, no próximo sábado, pelas 15:00.

 

Os trabalhos realizados incidiram na requalificação da via, desde o Centro Cívico até à interseção com a Estrada Nacional (EN) 108, junto à Capela de São Jorge. A intervenção incluiu a construção de novos passeios, mantendo-os à cota do arruamento, com a utilização de cubos de cores e texturas diferenciadas na demarcação da faixa de rodagem e dos passeios.

AvenidaGre (1)

A empreitada contemplou ainda a edificação de uma zona de lazer, um miradouro, a instalação de mobiliário urbano e a construção da rede de águas pluviais. A rede elétrica também foi modernizada, com a substituição dos postes de iluminação por equipamentos mais eficientes e modernos.

No decorrer na cerimónia, será realizada uma homenagem pública a Luís Rocha Monteiro (1962-1999), cidadão natural de Santa Leocádia, que se destacou como investigador nas áreas do ambiente e da ecologia.

Luís Rocha Monteiro teve uma carreira notável na área da ornitologia ao serviço da Universidade dos Açores, onde desenvolveu um trabalho científico sobre uma nova espécie de ave marinha, que, em sua homenagem, recebeu o nome de “Painho-de-Monteiro”.