Baião: CCHTS prepara projeto piloto na área da saúde mental para Baião

CHTSBaiao_2021.03.11

O concelho de Baião vai integrar um projeto-piloto na área da saúde mental do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), vocacionado para a área da infância e da adolescência.

Esta medida deverá designar-se Equipa Comunitária de Saúde Mental – Infância e Adolescência (medida prevista no Plano Nacional de Saúde Mental).

A implementação começou a ser trabalhada durante uma reunião, realizada a 8 de março, entre o presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Carlos Alberto Silva, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e o vice-presidente da autarquia, que tem o pelouro dos Assuntos Sociais, José Pinho Silva.

A abordagem proposta pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa passa pela criação de uma equipa multidisciplinar, formada por colaboradores daquela instituição: desde psiquiatra com especialidade na área de infância e adolescência; enfermeiros; psicólogos e terapeutas.

Estes profissionais deverão deslocar-se regulamente ao concelho de Baião para realizar consultas, sessões terapêuticas, reuniões de acompanhamento e outras, que promovam o acompanhamento de crianças e de jovens nos mais diversos contextos.