Amarante: Serviço de transporte flexível entrou hoje em vigor [C/AUDIO]

TransporteFlexível_AMRT_2020.04.01

O Município de Amarante implementou um sistema de transporte flexível válido no período de emergência.

A medida que entrou hoje em vigor e visa assegurar soluções de transporte público e garantir os serviços essenciais. O serviço é articulado entre a autarquia e os operadores da rede municipal de transportes.

“Esta iniciativa surge para garantir que os nossos munícipes têm transporte público durante o estado de emergência. Nós articulamos com os nossos operadores da rede municipal, Rodonorte e Valpi Bus, a implementação deste transporte público flexível, que no fundo é um transporte a pedido”, diz a Vereadora com o Pelouro do Urbanismo, Rita Baptista.

Para usufruir deste serviço, os munícipes têm de o solicitar por telefone ao respetivo operador, até às 16:00 do dia anterior.

“As linhas são as mesmas do transporte regular e nos mesmos horários, mas este não é um serviço semelhante ao taxi. Não vamos buscar as pessoas à porta de casa. As são recolhidas e deixadas nas paragens habituais”, esclarece.

O transporte público flexível não é aplicável à linha de ligação ao transporte ferroviário, Amarante – Vila Meã (Estação) “que se mantém em funcionamento, mas sofre ajustamento”, sendo suprimidos dois horários, de ida: 11:55, 12:30, e volta: 12:55, 13:32.

Rita Baptista alerta, ainda, que a entrada em vigor deste serviço público de transporte “não significa que as pessoas não devam cumprir o dever de recolhimento obrigatório, pelo contrário, o serviço público de transporte só deve ser usado para o que for estritamente necessário”.

 


Rita Baptista | Vereadora da Mobilidade CM Amarante