Amarante: Município tem preparadas 44 camas para infetados por Covid-19 [C/AUDIO]

Covid_Amrante_2020.04.16

Amarante tem preparado um espaço com 44 camas para receber doentes Covid-19.

A Câmara Municipal de Amarante e a Santa Casa da Misericórdia adaptaram dois espaços no Antigo Hospital de S.Gonçalo para funcionarem como retaguarda para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com resposta de Lar ou Estrutura Residencial para Idosos (ERPI).

Antecipando o agravamento da situação e de forma a prevenir o contágio entre a população mais sensível ao Covid-19, as duas entidades uniram esforços e transformaram a ala da obstetrícia do antigo hospital amarantino e outro espaço no edifício dos antigos serviços administrativos, para dar resposta em caso de necessidade.

“No concelho, temos 15 IPSS que prestam apoio a idosos. Estamos a falar de um universo de 850 utentes que têm aqui um espaço para no caso de estarem infetados poderem ter aqui o tratamento devido”, explica o presidente da Câmara Municipal de Amarante.

José Luís Gaspar assume que “hoje em dia, uma das grandes preocupações é a população mais idosa, que requer cuidados especiais”.

Por iniciativa do município, estão a ser testados os profissionais das IPSS com ERPI a que se seguirá o rastreio às equipas do serviço de apoio domiciliário (SAD).

“Adquirimos 11 kits para fazer rastreios rápidos. O que estamos a fazer é rastrear todos os profissionais que dão apoio às instituições para sabermos se estão ou não infetados. Queremos evitar contágios”, conclui.

 


José Luís Gaspar | Presidente da CM de Amarante