Amarante: Mosteiro de Travanca vai ser transformado em hotel de 4 estrelas

MosteiroTravanca_2020.02.10

O Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante, vai ser transformado em hotel de 4 estrelas e tem abertura prevista para 2023.

O imóvel, fundado no século XII, foi concessionado ao investidor francês Jean-Claude Frederic Frajmund, no âmbito do programa Revive, que procura valorizar e recuperar o património do Estado sem uso.

Este programa foi promovido conjuntamente pelos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças e operacionalizado pelo Turismo de Portugal, com a colaboração do Município de Amarante nas várias fases do processo.

A concessão do imóvel para fins turísticos tem a duração de 50 anos, e garante ao Estado uma renda anual de 27.618,00 euros.

O novo hotel terá cerca de 40 quartos e deverá aliar a história e as características medievais típicas do percurso cultural da Rota do Românico (que integra), ao conforto e sofisticação da modernidade, com uma componente de saúde e bem-estar.

Com a concretização deste projeto, Amarante verá reforçada a sua capacidade hoteleira.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de dormidas em Amarante entre 2011 e 2018 cresceu substancialmente, passando 21587 dormidas em 2011, para 63670 em 2018.