Amarante: Aboadela recebe segunda edição do “Andar no Laréu”

AndarLareu_2024.05.14

A segunda edição do “Andar no Laréu” vai concentrar-se em Aboadela nos dias 17, 18 e 19 de maio. Trata-se de um  evento itinerante pensado para envolver a comunidade em torno das tradições e estórias.

 

O programa dinamizado pelo Município de Amarante compreende um conjunto de iniciativas como música, dança, artesanato, criatividade, estórias, caminhadas, jogos tradicionais, e a observação de aves.

“Através deste evento pretendemos valorizar a identidade local das aldeias de Amarante, através da vivência das diferentes dinâmicas culturais e tradicionais das localidades”, menciona Jorge Ricardo, vereador com o pelouro do Turismo.

A 17 de maio, sexta-feira, o programa arranca com o “Mercado ao Léu”, seguido do jantar “Verde de muitos verdes” e música com os Suspensive Mood. O jantar tem um custo de 8.50 laréus e é necessária inscrição em forms.cm-amarante.pt.

No sábado, 18 de maio, às 9:09 é tempo de observar as aves com a atividade “Olha o Passarinho”, realizada pela Officina Noctua. O ponto de encontro está marcado na Casa do Guarda Florestal no Carregal.

Ainda de manhã é tempo de participar em Jogos Tradicionais. A tarde será preenchida por três atividades educativas, em parceria com a Rota do Românico, a Stay to Talk e o Gabinete Técnico Florestal do Município de Amarante. No final da tarde será tempo de meter as mãos na massa, com um workshop de fabrico de pão, dinamizada por uma padaria local.

“A ideia desta iniciativa reside também muito neste envolvimento espontâneo e genuíno que temos com a população local, em que todos são chamados a intervir e a participar”, refere o vereador.

Bem ao estilo popular, a tarde termina com um leilão de produtos locais em que “Quem dá mais” leva as compras para casa. Depois do jantar, a música ao vivo toma conta da animação, com os grupos Propagode e Águias do Marão.

No domingo, 19 de maio, é tempo de “Laurear a pevide”, com uma caminhada, promovida pela Associação Desportiva de Amarante, com início na Colmeia do Marão, a partir das 9:00 e término no Centro de BTT de Aboadela.

A manhã promete ainda muita animação com uma sessão de Jogos Tradicionais: jogo da malha e o jogo do galo. A Companhia “Ritecome, Grupo de Teatro de Várzea” encerra a segunda edição com a apresentação de uma peça de teatro.