MARCO DE CANAVESES: Parque Fluvial de Sobretâmega recebe III Feira das Vindimas [C/AUDIO]

O Parque Fluvial do Tâmega, em Sobretâmega, vai ser palco da recriação de uma vindima, no dia 6 de outubro. A III Feira das Vindimas é uma organização do Grupo Cultural e Recreativo da Aldeia de Canaveses (GCRAC).

O evento prevê um programa a decorrer ao longo de todo o dia, havendo lugar á exposição e comercialização de produtos locais e animação musica.

“O objetivo é divulgar e dar continuidade às tradições da nossa terra, para que não sejam esquecidas e para que no futuro os nossos jovens saibam o que é que era uma vindima tradicional e em que é que consistia”, explica Sérgio Silva do GCRAC.

A principal novidade da presente edição está na recriação, no local, de uma vindima, a cargo de um grupo etnográfico.

“Vamos construir uma parte de uma vinha, um lagar, e teremos o Grupo de Cantares de Abragão, que vai fazer a representação do que é uma vindima tradicional, junto à igreja, junto ao rio, num local privilegiado do Marco de Canaveses”, acrescenta.

No local haverá espaço para diversão, com a animação a cargo de grupos de concertinas e bombos. Quem quiser almoça, também irá poder fazê-lo.

“Teremos comida tradicional das vindimas, que será servida pela Comissão de Festas de Sobretâmega, e vinho doce, que também faz parte da época das vindimas. Este ano vamos fazer este upgrade, que será interessante, para que as pessoas possam ver e ouvir como era uma vindima há 30 ou 40 anos atrás, acho que será muito interessante”, notou.

A partir das 15:00, o Grupo de Cantares de Abragão terá a sua intervenção, com a encenação da vindima tradicional, seguida de baile das vindimas.

Partilhar