Resende: Junta de S. Cipriano preocupada com situação da Casa da Torre da Lagariça [C/AUDIO]

casa_torre_lagarica_2019.03.12

A Junta de Freguesia de São Cipriano está a estabelecer contactos com várias organizações a propósito da Casa da Torre da Lagariça. O objetivo é preservar o património material e imaterial que o imóvel representa.

Imortalizada por Eça de Queiroz, que se inspirou na unicidade deste imóvel para escrever a conhecida obra “A Ilustre Casa de Ramires”, a Casa da Torre da Lagariça, localizada em São Cipriano, no concelho de Resende, é um Imóvel de Interesse Público desde 1977.

Propriedade de privados, o imóvel encontra-se atualmente à venda e o seu destino é, por isso, incerto.

O Presidente da Junta de Freguesia de S. Cipriano revela que está preocupado com a situação da Casa da Torre da Lagariça e está a estabelecer contactos com diversas organizações nacionais no sentido de encontrar soluções para um património de grande valor para a região, ainda que esteja consciente que a Junta de Freguesia não tenha a solução nas suas mãos.

“O imóvel é uma das marcas de São Cipriano. Há cerca de 6 ou 7 anos esteve à venda. O anterior executivo, liderado por António Borges, tentou a  aquisição, mas por discordância do proprietário o negócio não se concluiu. Agora está de novo à venda e eu entendo que deveria passar para a alçada do Município”, explica Aires Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de S. Cipriano.

Sobre o destino ao dar ao imóvel, o autarca de freguesia defende vários projetos.

“Nós  vivemos na aldeia da música, fruto das duas bandas filarmónicas da terra. Poderia ser um museu, um espaço da juventude ou ficar ligado à Casa de Tormes”, salienta.

Aires Ferreira  revela que já expôs a situação da Casa da Torre da Lagariça junto do Município de Resende, da Fundação Eça de Queirós, do Ministério da Cultura e da Presidência da República, contando fazer outros contactos no sentido de procurar que se estabeleçam compromissos que contribuam para a preservação do património material e imaterial que está associada à “ilustre casa”.

 


Aires Ferreira | Presidente da Junta de S. Cipriano