Resende: Inaugurada primeira Sala do Futuro

SalaFuturo_2019.09.27

A inauguração do primeiro Ambiente Educativo Inovador – Sala do Futuro, instalado na região da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – CIM TS, decorreu no Centro Escolar de Resende, esta quarta-feira, dia 25 de setembro.

Este novo espaço pretende constituir-se como um laboratório de aprendizagem e espaço de inovação, para professores e alunos, propício à utilização de novas metodologias.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, e do restante executivo camarário, do 1.º Secretário da CIM-TS, Telmo Pinto, da Coordenadora do Plano Integrado Inovador do Combate ao Insucesso Escolar, Olga Melo, e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, Manuel Luís Tuna.

Esta é a primeira sala a ser inaugurada na CIM do Tâmega e Sousa, sendo o seu objetivo criar condições para combater o insucesso escolar, através de ferramentas auxiliares inovadoras que permitam aos educadores transmitirem os conteúdos das aulas de uma forma diferente e mais motivadora para os alunos”.

Este Ambiente Educativo Inovador é um espaço de trabalho, pensado e desenhado para o desenvolvimento de situações de aprendizagem ativa, compatível com as exigências inerentes à evolução social e tecnológica, favorecendo a motivação dos estudantes, envolvendo-os na construção individual ou coletiva do conhecimento, com resultados visíveis nas aprendizagens.

O espaço possui computadores, tablets, quadro e mesa interativa, máquina de filmar, robots e mobiliário reconfigurável. No que toca ao ambiente formativo, o espaço divide-se em seis áreas distintas: Interagir, Apresentar, Investigar, Criar, Desenvolver e Partilhar, compostas cada uma por determinados equipamentos e tecnologias, que possibilitam aos utilizadores a experimentação de uma nova organização do ensino e da aprendizagem.

A Sala do Futuro encontra-se incluída na Operação 4: Laboratórios de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.