Resende: Festa das Cavacas promove doce típico do concelho [C/AUDIO]

Festa-das-Cavacas-2019.03.28

Nos dias 30 e 31 de março, o Município de Resende realiza mais uma edição da Festa das Cavacas, no Largo da Feira.

O certame que promove o doce característico do concelho vai contar com a presença de duas dezenas de produtores.

“Tradicionalmente nós costumávamos fazer esta festa num dia só, no domingo, em Caldas de Aregos. Só que o espaço começou a ser pequeno. Já no ano passado tivemos que deixar alguns produtores de fora, porque não havia espaço para os colocar, de modo que este ano, não quisemos que correr esse risco e tivemos que passar a festa para a Vila, onde já esta instalada uma tenda com espaço suficiente para albergar todos os produtores”, explica o presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade.

Para o autarca socialista, “o principal objetivo é promover as cavacas”

“O doce típico de Resende são as cavacas e esse é o grande objetivo. Temos verificado que com esta insistência que temos feito em direção aos produtores tem resultado, porque há cada vez mais produtores. Efetivamente, o doce tradicional de Resende está a ser lançado para ser conhecido a nível da região e a nível nacional”.

Para além da doçaria, o certame contará com artesanato, licores e compotas e os vinhos da região, sendo que durante todo o dia não faltará animação protagonizada pelos grupos de danças e cantares tradicionais do concelho.

Dia 30 de março, às 15:00, abertura da Feira, seguida da visita aos postos de venda e a atuação dos Grupo de Bombos “Bom’ Mouros”, da Classe de Conjunto de Concertinas e Acordeões da Academia de Música de Resende e Grupo “Estrelas Primavera”.

Pelas 20:00, atuação do Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano, do Grupo de Rock da Academia de Música de Resende e Grupo MH2.

No dia 31 de março, abertura da Feira às 10:00, seguida de visita aos postos de venda e da atuação do Grupo de Bombos da Associação “Padre Antonino Pinto Duarte” e das Escolas de Música das Bandas “Velha” e “Nova” de S. Cipriano.

À tarde, prossegue a animação musical e a entrega de certificados aos expositores presentes.

O certame encerra pelas 19:00.

Como já é habitual realiza-se o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”, que visa premiar os três produtores que se distinguirem com as melhores cavacas do certame.

O  Município candidatou as Cavacas de Resende às 7 Maravilhas Doces de Portugal.

 


Garcez Trindade | Presidente da CM de Resende