Resende: Externato D. Afonso Henriques recebeu José Luís Peixoto

JLPResende1_2017.04.27

O Salão Polivalente do Externato D. Afonso Henriques recebeu no  dia 27 de abril, o escritor José Luís Peixoto para duas sessões de apresentação da carreira do autor com o tema “As palavras que nos abraçam”, a primeira à tarde para toda a comunidade escolar e à noite a segunda sessão para o público em geral.

José Luís Peixoto explicou a presença com um convite já antigo feito pela escola e afirmou ter sido “uma oportunidade única para mostrar o meu trabalho aos alunos e à comunidade em geral.”

“Os livros depois de serem escritos acho que se cumprem no momento em que encontram leitores e em que alguém lhes dá sentido e para quem os escreve, esta é também uma oportunidade de os apresentar, de os mostrar e de alguma forma tentar criar curiosidade e cativar os outros para lê-los e para embarcarem nessa aventura que é a leitura”, disse o escritor.

Sobre o facto de apresentação ser numa escola, José Luís Peixoto recordou os tempos em que exerceu a profissão de professor: “Quando [as apresentações] são junto de uma escola acaba por ser um prazer reforçado porque eu já fui professor, acredito muito nessa atividade e acho que estas visitas que tenho oportunidade de fazer a escolas acabam por ser um momento em que eu revisito esse tempo em que fui professor.”

A atividade foi organizada pelo departamento da biblioteca do Externato D. Afonso Henriques e para José Augusto Marques, Diretor Pedagógico, uma oportunidade dos alunos estarem em contato com a cultura fora do âmbito curricular das disciplinas.

“O saber aprende-se não apenas nos livros estruturados das matérias obrigatórias para depois se poder fazer o exame, mas na cultura que se aprende livremente através de obras literárias”, salientando que “a valorização da escrita e da leitura tem sido uma constante ao longo destes anos que os professores responsáveis pela biblioteca têm procurado promover e desenvolver nos nossos alunos”.

Os alunos do Externato D. Afonso Henriques promoveram várias atividades relacionadas com a obra do autor ao longo do dia, algo que fica gravado na memória de José Luís Peixoto: “De hoje levo muitas memórias de surpresas magníficas que me fizeram em que o meu trabalho foi apresentado por alunos e foi reinterpretado, o que no fundo, acaba por ser a concretização de algo que sempre acontece porque quando os outros leem aquilo que escrevemos fazem sempre a sua interpretação pessoal”, referiu.

No final das apresentações, José Luís Peixoto esteve ainda a dar autógrafos aos presentes, aproveitando para dialogar com os fãs das suas obras literárias.

 


Reportagem | João Pereira