Penafiel: Unidade de Pneumologia do Hospital Padre Américo tem novas instalações

CHTS_2021.10.18

O Serviço de Pneumologia do Hospital Padre Américo, em Penafiel, já está a funcionar nas novas instalações. A ampliação da área dedicada à unidade de Pneumologia representou um investimento de cerca de 1 milhão de euros e garante maior capacidade de resposta, mais qualidade e segurança para profissionais e utentes.

No novo espaço de Pneumologia é possível, agora, “ter em proximidade os gabinetes de consulta externa e todas as salas de exames complementares que antes se encontravam em áreas diferentes e afastadas”, refere o CHTS em comunicado.

Com mais gabinetes e equipamentos para as provas de Função Respiratória, “a capacidade de resposta será maior, bem como será possível retomar alguns exames que estavam suspensos pelo contexto COVID-19.

Nos exames de Broncoscopia, a sala das novas instalações é agora mais espaçosa e tem sala anexa para recuperação do doente, quando anteriormente esta recuperação era feita numa cadeira no corredor.

Ficam ainda criadas condições para estudos mais diferenciados do sono, nos quais o doente poderá passar a fazê-lo no CHTS, com internamento de uma noite, em vez de ir a uma entidade externa e fora da região.

Refira-se que, a região do Tâmega e Sousa tem das maiores taxas de tuberculose do país, o que implica esforços acrescidos na prestação de cuidados no domínio respiratório.