Penafiel: Programa do “Sentir o Verão” leva iniciativas a todo o concelho [C/AUDIO]

SentirVerao_Penafiel_2018.06.12
O programa “Sentir o Verão” que a Câmara Municipal de Penafiel delineou para os meses de junho a setembro, contém dezenas de iniciativas culturais que serão dinamizadas em todo o concelho.

Com uma programação diversificada o “Sentir o Verão” vai abranger áreas como o desporto, artes performativas e marciais, moda, literatura, música e exposições.

“De facto, nós pretendemos criar mil e um motivos para as pessoas estarem em Penafiel e para virem até Penafiel. É um leque tão vasto e variado de eventos que penso vai agradar a nossa comunidade”, diz a Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira.

Este ano, o programa tem como novidade a integração das festas populares e romarias, que vão realizar-se em todas as freguesias do concelho. Também o bibliomóvel, biblioteca itinerante , vai percorrer o concelho de Penafiel.

“Só aí são quase uma centena de festas. O turismo religioso tem vindo a crescer no nosso concelho”, explica.

Para a vereadora, a deslocação do bibliomóvel tem como objetivo “dar oportunidade aos jovens de manterem a leitura nas férias e despoletar na restante comunidade o gosto pelos livros, numa altura em que está a ser preparada a candidatura de Penafiel a Cidade Criativa da Literatura”.

O programa também contém algumas novidades, como a “Festa da Papuda” de Entre-os-Rios, e o “Festival da Moura Encantada”, a 13, 14 e 15 de julho, no Castro do Monte Mozinho, em Galegos. “Um festival de música celta, com a participação de todas as coletividades da freguesia e que vem para ficar”, refere.

O “Sentir o Verão” vai terminar em setembro, com o “Penafiel Fashion”, na Avenida Gaspar Baltar.

 


Susana Oliveira | Vereadora da Cultura da CMP