Penafiel: Profissionais do CHTS organizam IV Encontro de Enfermagem Ortotraumatológica [C/AUDIO]

JornadasOrtopedia_07.11.2019

A equipa de Enfermagem do Serviço de Ortopedia do Centro  Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS) vai levar a cabo o IV Encontro de Enfermagem Ortotraumatológica, nos dias 15 e 16 de novembro.

A iniciativa vai contar profissionais de unidades hospitalares do país e de Espanha, e assenta numa política de melhoramento e aprofundamento de conhecimentos com vista à prestação de melhores cuidados ao doente.

“Nós já tínhamos realizado um encontro de enfermagem em anos anteriores, incluindo umas jornadas ibéricas, para dar a conhecer o que o serviço de ortopedia de Penafiel tem feito nesta área. Dando continuidade a essas mesmas jornadas, este ano decidimos pegar na iniciativa e, com o apoio do nosso chefe de serviço e dos restantes colegas, organizamos as jornadas ortotraumatológicas”, explica Daniela Sousa da comissão organizadora.

“Vamos tratar do trauma hospitalar desde o inicio, perante o internamento, durante a fase da dor aguda e  na preparação para a alta. Também iremos ter connosco colegas de um hospital espanhol fazendo a comparação do trabalho que se faz por cá e na vizinha Espanha”, acrescenta.

O encontro tem início no dia 15 de novembro, no Museu de Municipal de Penafiel, e continuará no dia seguinte no auditório do Hospital Padre Américo, com um programa extenso e variado.

“O primeiro dia é mais dedicado a uma fase teórica a partir de experiências de conhecimento de vários hospitais. O segundo dia está vocacionado para a componente ibérica com a presença dos colegas de Espanha. Durante a tarde teremos workshops sobre o tema da ortopedia e que poderão ser frequentados pelos participantes”.

O IV Encontro de Enfermagem Ortotraumatológica tem como público alvo os profissionais da classe.

“Nós decidimos fazer estas jornadas só para os profissionais de enfermagem. É feito de enfermeiros e para enfermeiros”, conclui.

Neste encontro, está prevista a participação de cerca de 200 profissionais de saúde, de hospitais como Bragança, Guarda, Braga, Coimbra, Porto, Vila Real e Chaves, e também de Vigo (Espanha).

 


Daniela Sousa | Comissão Organizadora