Penafiel: Parlamento recomenda ao Governo obras “urgentes” em duas escolas do concelho

Escolasecundaria_PNF_2018.08.09A Assembleia da República aprovou uma moção com recomendações ao Governo, hoje publicadas em Diário da República, para a “adoção de medidas urgentes” de requalificação das escolas Secundária Joaquim de Araújo e Básica de Penafiel Sul, em Penafiel.

No texto da resolução aprovado no parlamento solicita-se ao executivo que “proceda à requalificação de todo o edificado da Escola Secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel, de modo a garantir as condições adequadas a uma escolaridade de qualidade àquela comunidade educativa, assegurando a participação de todos os membros da comunidade escolar na definição e monitorização da execução do projeto”.

Pede-se também que se proceda à “urgente remoção das placas de fibrocimento com amianto das coberturas da escola secundária, tendo em conta o elevado grau de degradação que apresentam e os riscos associados”.

Na resolução n.º 248/2018, recomenda-se ainda que sejam acionados “todos os mecanismos que [o Governo] tem ao seu dispor para programar rapidamente a completa reabilitação da Escola Básica de Penafiel Sul, do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, em Penafiel”.